Bicas e região voltam para a onda amarela do Minas Consciente

No atual cenário do Plano Minas Consciente, por decisão do Comitê Extraordinário Estadual para Covid-19 a Macrorregião de Saúde Sudeste manteve-se classificada na Onda Verde, embora a pontuação de avaliação (13) indique o retrocesso à Onda Amarela. Em relação às Microrregiões de Saúde de Juiz de Fora/Lima Duarte/São João Nepomuceno-Bicas e Carangola, as mesmas foram classificadas na Onda Amarela.

Importante destacar a grande preocupação pelos integrantes do Comitê Macrorregional principalmente em relação à ocupação de leitos de UTI na Microrregião de Saúde de Juiz de Juiz de Fora/Lima Duarte/São João Nepomuceno-Bicas, cujos municípios dependem diretamente dos leitos localizados nos prestadores hospitalares de Juiz de Fora, tendo o painel gerencial da Prefeitura de Juiz de Fora indicado nesta tarde quase 88% de ocupação dos leitos conveniados ao SUS (Covid e não Covid).

Assim, o Comitê Macrorregional Sudeste para Covid-19 deliberou nesta tarde por recomendar aos Municípios integrantes do Plano Minas Consciente que se encontram inseridos nas microrregiões classificadas na Onda Amarela, caso tenham anteriormente evoluído para Onda Verde, a adoção do modelo mais restritivo de distanciamento social.

Por fim, importante alertar a necessidade de reforço pela população das medidas preventivas ao contágio pelo novo coronavírus (uso de máscara, higienização das mãos, evitar ambientes fechados e aglomerações, entre outras), evitando-se, nas próximas semanas, um impacto ainda maior na ocupação dos leitos hospitalares, sejam da rede pública ou privada.

* Texto produzido pelo Comitê CMACRO SUDESTE COVID-19 nesta quinta-feira, dia 12/11/2020