Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata inaugura nova sede

Associação tem o objetivo de unir e fortalecer as Câmaras municipais em prol do crescimento regional

Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada a nova sede da Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis), localizada na Avenida Barão do Rio Branco 2.143, no Centro da cidade. Além da prefeita Margarida Salomão (PT), diversos vereadores da região, deputados federais e estaduais estiveram presentes na solenidade.

Desde 2021, a Apolegis atua a favor dos parlamentos municipais e, com a nova sede, a proposta é capacitar vereadores e servidores no que se refere à prática legislativa. A associação promove assessoria jurídica, contábil, de marketing e de comunicação às câmaras associadas. A expansão deve incluir cursos voltados para a capacitação em legística, fiscalização de contas públicas, orçamento, entre outros.

“As câmaras de cidades menores têm estrutura modesta com pouco ou nenhum orçamento. Queremos, com a Apolegis, minimizar essa deficiência e oferecer às câmaras mais autonomia e força de atuação em prol da sociedade”, afirma o presidente da Apolegis e vereador de Juiz de Fora, Juraci Scheffer (PT).

Atualmente, a associação tem a possibilidade de atingir cerca de 1.800 trabalhadores e tem como objetivo melhorar a vida da população por meio do Poder Legislativo. Para isso, foram realizadas diversas ações, como um controle interno das câmaras municipais e a promoção da participação cidadã no processo legislativo. Segundo o presidente da Apolegis, a organização ajuda a fortalecer a democracia, uma vez que câmaras municipais e cidades menores que cinco mil habitantes receberam, de acordo com ele, propostas de extinção.

“A mudança da sede traz mais condições de prestar serviços. Será a casa do vereador e da vereadora, será um espaço de aconchego, um espaço em que estabelecemos diálogo de formação através de vários cursos. Além disso, o vereador também pode fazer seus atendimentos aqui na cidade”, destaca Juraci.

A inauguração contou com a presença da vereadora de Bicas, Melissa Terra, a qual faz parte da mesa diretora da Apolegis.

Fonte: Tribuna de Minas