Ações responsáveis podem ser questionadas ou criticadas, mas serão sempre ações responsáveis

Durante as chuvas de março várias árvores caíram, causando danos patrimoniais e risco à população. Isso fez com que a administração municipal realizasse um trabalho de análise de risco nas árvores em vias públicas da cidade. Se eu e você ficamos tristes ao assistir o corte de uma árvore, imagine a tristeza de um dos autores da nossa arborização urbana.

O prefeito Nelinho foi um dos responsáveis pela arborização da maioria do mobiliário urbano de nossa cidade e diz: “Fico muito triste em ver situações que uma simples poda resolveria se transformar em um corte radical de árvores, entretanto tenho o dever de administrar com responsabilidade e isso, muitas vezes, nos faz tomar medidas impopulares. Sei que muitos me questionarão e criticarão, mas, infelizmente, é assim que tem de ser”.

Foi constatado em todas as árvores que trabalhamos a infestação de erva de passarinho em suas copas. Essa erva é um vegetal parasita que se fixa nos galhos das árvores e pela sucção da seiva, pela ação física de seu peso ou por sufocamento pode lavá-la à morte. Daí muitas árvores estarem precisando de tratamento fitossanitário.

A única forma de combater a erva de passarinho é sua remoção física por meio de poda. Somente depois de seu início é possível ver a extensão do dano provocado pela haustório, raiz que se espalha por baixo da casca da árvore hospedeira. A única forma de eliminar o parasita é não deixando nenhum resíduo da raiz da erva. Às vezes é necessário um intervenção radical para tratar as raízes remanescentes, pois uma árvore infetada pode contaminar muitas outras e o sufocamento pode ocorrer de forma gradual ou instantânea.

O mal provocado pela erva de passarinho é tão severo que, depois de removida, ela precisa ser incinerada. Não são decisões fáceis, mas são necessárias. Muitos temendo serem criticados não a tomaram (talvez, somente talvez, se tivessem tomado, hoje os danos seriam menores). A Administração 2017/2020 tem um compromisso com nossa futura geração.

Para que elas possam continuar a viver em uma cidade em harmonia com a natureza no futuro, essas ações precisam ser tomadas no presente. Já plantamos na Praça da Estação duas mudas jovens de Ipê para substituir a Ficus benjamina removida e mais de trinta mudas de palmeiras ao longo do muro do parquinho.

Administração 2017/2020 – Administrando com Responsabilidade.

Fonte: Prefeitura de Pequeri