Ferreira da Fonseca / Joanna Maria da Conceição-II

Seguindo a genealogia e história dos antepassados dos Ferreira da Fonseca, que viveram na Fazenda da Serra em Maripá de Minas, novamente se toma por empréstimo a pesquisa postada pelo Projeto Compartilhar, sobre o inventário de Ana Maria de Jesus – Paiva Coimbra e Pereira da Cunha, atualizada em 06.06.12, disponível em www.projetocompartilhar.org, um belo e interessante trabalho de resgate histórico coordenado por Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira.

Por este documento verifica-se que Ana Maria de Jesus constitui a segunda raiz formadora do ramo estudado.

Partícipe da história mineira desde antes de 1750, Ana Maria se casou com Pedro de Paiva Coimbra. Desta união nasceu a filha Joanna Maria da Conceição-I. Esta, como se verá adiante, teve a filha JOANNA MARIA DA CONCEIÇÃO-II, que se casou com Felisberto Ferreira da Fonseca, nome tratado no artigo anterior.

Registre-se que José Campos de Resende em seu livro de “Lagoa Dourada – MG”, de 1978, página 18, afirma que os Ferreira da Fonseca chegaram a Minas Gerais por volta de 1723 ou, 1725.

Sobre Ana Maria sabe-se que nasceu em Barbacena em 1735 e faleceu em 07.04.1813. Era filha dos açorianos Francisco Ferreira Armond e Ângela Maria Carmelo (ou da Conceição), naturais da Ilha Terceira. Casou-se duas vezes, teve filhos dos dois casamentos e seus descendentes foram povoadores de Barbacena e cercanias. A primeira vez casou-se em Barbacena, aos 15.03.1753 com Pedro de Paiva Coimbra. A segunda, em 12.02.1756, com Francisco Pereira da Cunha

Seu primeiro marido, Pedro Coimbra, nasceu em São Salvador de Miranda do Corvo, filho de João de Paiva e de Maria Antônia e faleceu em Barbacena em 11.09.1755 e foi inventariado no Sítio do Moinho, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo.

Vale lembrar que Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, segundo Waldemar de Almeida Barbosa no seu Dicionário Histórico Geográfico de Minas Gerais, Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1995, página 43, é o antigo nome de Barbacena que, por esta época, era “a primeira povoação das Minas, vindo do Rio de Janeiro”, argumento utilizado no pedido para que se levantasse o pelourinho “ com privilégio de vila”.

Em segundas núpcias Ana Maria casou-se, aos 12.02.1756, com Francisco Pereira da Cunha – Alferes, natural de Canedo da Horta, Arcebispado de Braga, filho de Francisco Pereira da Mota e de Maria da Cunha.

Da primeira união de Ana Maria são os filhos: 1) José Ferreira de Paiva, nascido aos 19.03.1754, em Barbacena, que ordenou-se padre e faleceu em 1822; e, 2) Joanna Maria da Conceição-I. Esta, nascida no dia 15 e batizada em 28 de junho de 1755, em Barbacena, casou-se com Francisco Ribeiro Nunes, natural da freguesia de São Lourenço das Pias, Bispado do Porto, falecido em Barbacena em 22.06.1806.

Do casal Joanna Maria da Conceição-I e Francisco Ribeiro Nunes são os filhos: 1) Maria Emerenciana de Jesus c.c. Joaquim José de Santana de quem é descendente o seu neto Mariano Procópio Ferreira Lage, nome de destaque em Juiz de Fora; 2) Josefa Maria da Assunção c.c. João Ferreira da Fonseca, filho de outro João Ferreira da Fonseca; 3) Antonio José Ribeiro c.c. Porcina Euqueria de Jesus; 4) Joanna Maria da Conceição-II, c.c. Felisberto Ferreira da Fonseca, casal a partir do qual seguirá em estudo; 5) Ana Maria de Jesus que faleceu em 03.08.1870 na condição de solteira; 6) Manoel Ribeiro Nunes c.c. Carlota Teotônia da Silva; e, 7) Justina Maria de Jesus c.c. Manoel Netto Carneiro.

A história segue com Joanna Maria da Conceição-II e Felisberto Ferreira da Fonseca, que se casaram  em 12.06.1804. Ele, natural de Prados, filho de João Ferreira da Fonseca e Ana Jacinta da Conceição, conforme a história contada no artigo anterior. Mas para livrar o eventual leitor do desgaste com a cansativa leitura de relações de nomes e datas, se faz uma pequena parada para organizar e trazer, no próximo artigo, um pouco do cenário onde estas pessoas citadas viveram.

Fica porém a ressalva para os que se interessam pela genealogia deste grupo familiar: outras informações sobre os Ferreira da Fonseca podem ser encontradas em www.familiaferreirafonseca.com.br, página criada e gerenciada por Walter Ferreira da Cunha e Stéfano Barino Cunha. É só clicar.