Discussão sobre política termina com aposentada detida, acusada por injúria racial dentro de ônibus de viagem na BR-040

A Polícia Rodoviária Federal registrou na tarde desta segunda-feira, 16, como caso de injúria racial uma ocorrência num ônibus de viagem, que saiu de Conselheiro Lafaiete com destino ao Rio de Janeiro.

Na ocorrência, registrada às 16h02, no posto da PRF em Juiz de Fora, os policiais relataram que o motorista de ônibus da empresa Guanabara informou um atrito verbal entre duas passageiras no interior do veículo.

Segundo relato, quando o ônibus parou num restaurante em Barbacena, às margens da BR-040, uma passageira perguntou ao motorista se poderia fazer a refeição dentro do veículo, o que foi autorizado.

A partir daí, iniciou-se uma discussão entre duas passageiras que falavam de política. Uma professora de 69 anos e uma aposentada de 70 anos.

A discussão ficou mais intensa, e a professora teria dito a aposentada: “É por causa de vocês, negros, pobres e favelados que o Brasil está nesse ponto”.

Duas testemunhas teriam presenciado as ofensas.

A professora teria continuado, segundo o registro policial.

“Pobres, pretos e filhos da put@ que deveriam descer do ônibus”. Uma testemunha disse que se referia a aposentada que é negra.

A professora negou as acusações.

Ainda assim, a Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência como injúria com conotação racista e encaminhou as envolvidas à Delegacia.

Por Jornalista Ricardo Ribeiro

Cavaleiro morre após ser atropelado por carro na BR-040, em Juiz de Fora; cavalo também morreu

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Um cavaleiro de 35 anos morreu após ser atropelado por um carro na BR-040, em Juiz de Fora, no início da noite de domingo (15). O acidente ocorreu próximo ao Distrito de Torreões.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o cavalo morreu no local. Já o cavaleiro chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS), mas não resistiu e também morreu.

No momento do socorro ele estava inconsciente e precisou ser entubado.

O motorista do carro sofreu ferimentos leves e foi levado para um hospital particular com dores no joelho. A dinâmica do acidente não foi informada.

Ainda de acordo com a PRF, não há restrição para o trânsito de cavaleiros nas rodovias, uma vez que não se trata de um veículo de tração animal, como uma carroça, por exemplo. O trânsito não precisou ser interditado.

Livro / Um olhar para o passado: Personalidades – Prof. Nelson de Souza Ramos

Megaoperação do feriado flagra 485 motoristas embriagados nas rodovias de Minas; 171 foram presos

Renato Fonseca rfonseca@hojeemdia.com.br

Nada menos que 485 motoristas embriagados foram flagrados apenas nas estradas estaduais durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Dentre eles, 171 foram presos por apresentarem teor alcoólico acima do permitido. Todos deverão pagar multa de R$ 2,9 mil.

O cerco aos condutores que insistiram na combinação fatal entre álcool e direção ocorreu de 11 a 15 de outubro, durante mais de 3 mil operações realizadas pela Polícia Militar. O balanço das ações foi divulgado na manhã desta segunda-feira (16).

“Foram 1,2 mil militares espalhados por 100 pontos de blitze em todo o Estado. O trabalho da polícia é apenas um dos braços da segurança. Nós precisamos contar, também, com a ajuda da população. E, infelizmente, quase 500 pessoas ingeriram bebida antes de dirigir, colocando em risco a vida deles e de outras pessoas que estavam nas rodovias”, informou o tenente Luiz Fernando, da PMRv.

Conforme a corporação, o número de acidentes e mortes caiu neste feriado, na comparação com o mesmo recesso do ano passado. Além do reforço nas ações, a PM cita que o ‘fator chuva” também ajudou, pois não foram registradas precipitações significativas, que poderiam aumentar os riscos nas pistas.

Mesmo com a redução, pelo menos 10 pessoas morreram em 110 acidentes. Veja mais números das operações:

  • 3.138 operações
  • 11 armas de fogo apreendidas
  • 10 prisões por tráfico de drogas
  • 40 operações da Lei Seca
  • 17 foragidos capturados
  • 171 prisões por embriaguez
  • 485 infrações por embriaguez
  • 110 acidentes de trânsito com vítimas
  • 10 mortos
  • 40 veículos roubados recuperados
  • 1.078 veículos removidos
  • 96 presos por crimes de trânsito
  • 494 prisões e apreensões

‘Metralhadora de multas’: radar capaz de flagrar até 30 veículos por minuto chega a Minas em 2024

Mais moderno, aparelho portátil alcance maior para identificar quem abusa da velocidade, capta imagens mais nítidas, grava vídeos e fiscaliza qualquer tipo de veículo

Pedro Santos* pedro.sousa@hojeemdia.com.br

Radares portáteis mais modernos serão usados para flagrar motoristas que ultrapassam os limites de velocidade nas rodovias federais que cortam Minas. Os aparelhos são capazes de detectar até 30 carros por minuto. Apelidado de “metralhadora de multas” no Espírito Santo, onde já está em operação, o novo equipamento deve chegar às estradas mineiras no ano que vem.

De alcance maior, o “Trucam” capta imagens mais nítidas, grava vídeos e fiscaliza qualquer tipo de veículo, explica o coordenador de Segurança Viária da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jeferson Almeida. Atualmente, oito são utilizados pelos agentes da corporação no estado vizinho. Todos são certificados pelo Inmetro. 

“Considerando o tamanho da malha rodoviária, Minas é prioridade em qualquer ação de segurança, e deve começar a receber os novos modelos no ano que vem. Os primeiros equipamentos foram para o Espírito Santo por uma questão de oportunidade. Existe um trecho onde, por contrato, a empresa tem que atualizar os equipamentos de tempos em tempos, então foram repassados os mais modernos. A própria concessionária pagou”, explica.

PRF reforça que objetivo é evitar acidentes nas estradas: estudos mostram queda de até 17% das ocorrências e mortes em locais críticos quando há fiscalização com radar portátil.

Jeferson Almeida garante que os atuais radares em utilização nas rodovias de Minas e do restante do país são eficazes e funcionam perfeitamente. São 219 no Brasil, também importantes pela facilidade de deslocamento, diz o agente. 

Ele reforça que tanto esses “antigos” quanto os novos visam, exclusivamente, reduzir abusos e evitar acidentes graves. Segundo o agente da PRF, a população precisa ver o equipamento como um aliado no trânsito. 

“O efeito é imediato. Estudos mostram uma redução de até 17% das ocorrências e mortes em locais críticos quando há fiscalização com o radar portátil”.

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca

Gratuito / Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas

Mais uma oportunidade imperdível no Polo Universitário de Bicas:
Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas, através da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Para se inscrever o candidato deverá comprovar exercício na área da Educação e possuir diploma de graduação ou declaração de conclusão em curso superior.
O curso é totalmente gratuito e sem taxa de inscrição.
Faça sua inscrição, até o dia 27/10/2023, através Google forms, por meio do link: https://forms.gle/GA3QfaYbmfn4VGoQ6
Para mais informações, acesse: www.cead.ufop.br
Prefeitura Municipal De Bicas
ADM: 2021-2024  – Construindo um futuro melhor!

Vídeo / Neta bota fogo em apartamento e tranca os avós, que pulam do prédio

De acordo a polícia, o fato aconteceu depois que a menina, de 11 anos, desentendeu-se com o casal ao ser proibida de usar o celular

Um casal teve de se jogar do quarto andar de um prédio em chamas depois de uma criança, de 11 anos, ter tido um surto e colocado fogo no apartamento.

O caso aconteceu na tarde desse sábado (14/10), em um condomínio no Bairro Ipanema II, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas disseram que a neta do casal, depois de ser proibida de usar o celular, trancou os dois no quarto, ateou fogo em um sofá e deixou o imóvel.

As vítimas, uma senhora de 53 anos e um idoso, de 70, estavam dormindo quando as chamas começaram. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o casal em desespero saindo pela janela do quarto.

Em seguida, moradores buscam colchões no prédio e empilham embaixo da janela para que os dois pulem. A mulher é primeira a saltar e, logo em seguida, o homem também se joga.

Por causa da queda, a mulher se queixou de dores nas pernas e no tórax, e precisou ser atendida pelo Serviço de Urgência e Emergência (Samu). Ela também inalou muita fumaça e foi encaminhada para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). O homem não sofreu ferimentos e recusou atendimento.

O fogo foi contido logo após a chegada do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil também compareceu ao local para avaliar possíveis danos à edificação.

A criança foi entregue à mãe, que relatou que a filha sofre com oscilações de humor. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.

Clique na imagem e confira ao vídeo.

Momento em que o avô pula do quarto andar, antes de cair sobre colchões (foto: Reprodução / Redes Sociais)
Avó foi a primeira a se pendurar na janela, enquanto esperava pelo salvamento (foto: Reprodução / Redes Sociais)

Acidentes interditam BR-040 na Zona da Mata

Segundo a PRF, foram três acidentes no mesmo lugar em menos de 24 horas

Por Ivan Drummond – Estado de Minas

Dois capotamentos ocorridos na manhã deste domingo (15/10), provocam a interdição parcial e lentidão, de cerca de dois quilômetros, na BR-040, entre Ewbank da Câmara e Santos Dumont, na Zona da Mata. 

O controle do tráfico está sendo feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que adota o sistema pare e siga, com liberação de um sentido de cada vez.

Foram três acidentes, no mesmo local, em menos de 24 horas., Na tarde de sábado (14/10), uma carro dirigido por uma professora capotou. Chovia muito no momento do acidente. A mulher ficou ferida e foi levada para o Hospital Misericórdia de Santos Dumont.

A concessionária da rodovia, a Via 040 informa que o acidente resultou em uma interdição total da pista no sentido Rio de Janeiro. O trânsito passou a ser feito em mão-dupla, no sentido Belo Horizonte, com lentidão de um quilômetro.

Vacinação contra Covid não causa infarto, reforça especialista

Após dois anos do início da aplicação de doses contra Covid no Brasil, fake news sobre o tema continuam circulando nas redes sociais

Por Tribuna de Minas

Vítima de infarto aos 30 anos, há cerca de um mês faleceu o zagueiro Cristiano Santiago, ex-Tupynambás, em Juiz de Fora. Nas redes sociais, o comunicado da fatalidade cedeu lugar a especulações, feitas por alguns leitores da notícia, sobre efeitos colaterais da vacina contra a Covid. Em vista disso, a Tribuna conversou com o Ministério da Saúde, que assegurou a segurança dos imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), e com o infectologista Marcos Moura, que alertou sobre os perigos dessas suposições equivocadas, que não passam de fake news.

A associação entre doenças cardiovasculares como infarto e arritmias cardíacas a supostos efeitos da vacina contra a Covid não se mostraram verdadeiras, conforme observa o pesquisador do Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística da Fiocruz-BA, Marcos Moura.

Já o Ministério da Saúde reforçou, por meio de nota, que pesquisas descartam relação causal entre a vacina e o aumento de risco de infarto do miocárdio ou AVC em pessoas imunizadas. A pasta destaca, ainda, que já há instrumentos suficientes para desmistificar esses possíveis riscos atrelados ao imunizante.

Na contramão dos questionamentos que colocam em cheque a efetividade da vacina, ainda foi descoberto que, em casos graves de miocardite, condição em que o tecido muscular do coração inflama e causa a sua morte, os imunizantes funcionam como um aliado na proteção do indivíduo, afirma o Governo federal.

Efeitos colaterais

Conforme o Ministério da Saúde, os efeitos colaterais mais comuns da vacina contra a Covid são dor, vermelhidão no local da aplicação e febre. Contudo, grande parcela da população não apresenta nenhum desses sintomas. “Eventos adversos, inerentes a qualquer medicamento ou imunizante, são raros e apresentam risco significantemente inferior ao de complicações causadas pela infecção da Covid-19”, esclarece a pasta.

Também procurada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reiterou tanto a eficácia quanto a segurança do imunizante contra a doença. “Os efeitos adversos graves são extremamente raros e possivelmente associados a fatores pré-disponentes individuais. Vale destacar, ainda, que não há histórico de pessoas que tenham apresentado efeitos tardios com relação a doses administradas anteriormente”, pontuou o instituto.

Vacina: método mas eficaz de prevenção a doenças

Para Marcos Moura, é importante frisar que a vacinação continua sendo o método mais eficaz para a prevenção de várias doenças, já que provoca poucos efeitos colaterais e proporciona extrema eficácia e proteção. “Estamos aqui porque vencemos várias doenças. Conseguimos erradicar até algumas delas pela vacinação em massa”, reforça o infectologista. “Não vacinar hoje seria um contrassenso à saúde da população em geral.”

Nesse mesmo sentido, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de voltar a situar o país como referência em cobertura vacinal no mundo.

Enquanto isso, os imunizantes continuam em desenvolvimento e produzidos para garantir o máximo de segurança. Um exemplo dado por Marcos Moura são as recentes pesquisas relacionadas a vacinas de RNA, que podem atuar no tratamento de infecções de modo mais específico, com menos efeitos colaterais e mais eficiência.

“Hoje em dia vemos muitos estudos para proteção de doenças infecciosas, principalmente as de grande gravidade que já levaram ou podem levar a uma epidemia.” Como novidade, já estão sendo manejados imunizantes de herpes zoster e dengue. Um caminho que, para o médico, vem mostrando o potencial de, se não eliminar totalmente, neutralizar muitas doenças.

Prefeitura de Bicas / Feliz Dia do Professor

A Prefeitura de Bicas e a Secretaria Municipal de Educação parabenizam a todos os professores!
Feliz Dia do Professor!
ADM: 2021/2024 – Construindo um futuro melhor!