Danilo reflete sobre machismo e papel dos jogadores e sugere à CBF trabalho de conscientização

Após condenações de Robinho e Daniel Alves, lateral-direito da seleção brasileira diz que atletas têm que entender papel que ocupam na sociedade e propõe trabalho de educação de jovens jogadores

Por Cahê Mota — Londres, Inglaterra
22/03/2024 12h46 Atualizado há 19 horas

O lateral-direito Danilo, capitão da seleção brasileira no amistoso deste sábado contra a Inglaterra, refletiu sobre o machismo na sociedade e o papel dos jogadores de futebol em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Ao ser questionado sobre as recentes condenações de Daniel Alves e Robinho por estupro, Danilo fez uma longa explanação e propôs à CBF um trabalho de conscientização de jovens atletas.

– Entendo que na minha posição, como jogador há mais tempo na Seleção, exercendo o papel que exerço, é importante que eu fale. Acho, sim, que é importante passar por conscientização dentro da seleção brasileira, nas categorias de base, mas também gostaria de fazer a reflexão de que a gente não faça o julgamento que isso acontece só no futebol, é reflexo da sociedade e vem a se espelhar no futebol. Enquanto atletas de alto nível temos que entender o lugar que a gente ocupa, nosso papel, entender que nossas ações tem um poder maior de influenciar positivamente e negativamente. Está na hora de entender melhor que nosso papel é jogar futebol, representar os clubes e a seleção brasileira, mas também servir de exemplo de comportamento e de forma de lidar fora de campo para a juventude – iniciou o jogador da Juventus.

– Eu procuro muitas vezes me dissociar da figura de jogador de futebol porque a vida continua. Ser jogador de futebol é uma parte da minha vida, mas eu tenho outra parcela que também é importante. Dentro dessa parcela cabe aprendizado, crescimento pessoal, é o que eu busco. Temos que entender que temos mães, irmãs, filhas, esposas, namoradas e que essas mulheres passam por provações e pensamentos que nós, enquanto homens, não passamos. Como pensar em que roupa vai sair por um julgamento ou por abrir um suposto precedente para qualquer coisa. Conversando com uma pessoa outro dia ela me disse: “Se tem um caminhão parado na rua, eu não passo atrás porque tenho receio que ali tenha alguém que me faça mal”. Nós, enquanto homens, não temos esse tipo de receio – prosseguiu Danilo.

– É importante, falando mais uma vez para o Rodrigo (Paiva, diretor de comunicação) que está aqui representando a direção da CBF, poder iniciar essa conscientização, trazer conversas e debates, principalmente para a juventude, que é onde a gente consegue ir formando de modo mais genuíno esse pensamento reflexivo, se colocando no lugar das mulheres de forma empática, para que elas possam ter mais liberdade para ocupar os lugares que merecem ocupar – concluiu o jogador.

Prestes a completar 33 anos, Danilo está na Seleção desde 2021 e disputou as duas últimas Copas – no Catar, foi titular. Engajado em questões sociais, ele criou em 2002 o projeto Voz Futura, que tem como objetivo promover debates e inspirar pessoas.

O lateral-direito foi o primeiro atleta do atual grupo da seleção brasileira a comentar as recentes condenações de Robinho e Daniel Alves. Na última quinta-feira, a chefe de delegação, Leila Pereira, disse que os casos representam “um tapa na cara de todas nós mulheres.”

O Brasil enfrenta a Inglaterra neste sábado, em Wembley, às 16h (de Brasília). Depois, na terça, faz amistoso contra a Espanha, no Santiago Bernabéu.

Veja mais, clicando em ge.globo.com

Grande operação da PM em Bicas, Mar de Espanha, Guarará, Maripá de Minas e Pequeri resulta em sete pessoas presas, apreensão de drogas e armas

A Polícia Militar cumpriu nesta sexta-feira, 22/3, 23 mandados de busca e apreensão nas cidades de Bicas, Mar de Espanha, Guarará, Maripá de Minas e Pequeri, contra suspeitos de envolvimento em crimes de tráfico de drogas, porte de arma, entre outros. 

Foram presas sete pessoas e apreendidos: 33 pedras de crack, 7 munições, 4 balanças de precisão, 1 arma de pressão (PT), 38 buchas de maconha, 1 pedra bruta de crack, 3 papelotes de cocaína, 1 porção de maconha, 1 tablete de maconha, material para dolagem (Papel ou adesivo estampado que identifica a procedência, o preço e algum tipo de decoração ou humor irônico característico), R$ 1.472,35, 7 celulares e 1 faca.

A ação contou com militares dos três pelotões da 136a. CIA e das 135a. CIA, apoio do Tático Móvel e da ROCCA (Rondas Ostensivas com Cães)

Informações e fotos colhidas do Portal RKF e da 236a. CIA de PM

Há 60 anos, em 22/03/1964, O MUNICÍPIO publicava: Associação Rural de Bicas / Ério Silva / Sociais / Nascimentos / Proclamação aos jovens

Em escola de MG, adolescente armado com 2 facas feriu 3 pessoas, botou fogo na sala de aula e tentou se matar

Aluno incendeia escola e esfaqueia três pessoas no Vale do Jequitinhonha

Adolescente disse que cometeu o crime porque se sentia sozinho após chegar de BH há três meses

Por Lucas Gomes Publicado em 21 de março de 2024 | 08h37 – Atualizado em 21 de março de 2024 | 12h19

Aluno mostra uniforme com marca de sangue após ataque — Foto: Reprodução

Um aluno de 17 anos incendiou a cortina de uma sala de aula e esfaqueou três pessoas na  Escola Estadual Coronel Elpidio Alves Ferreira, na cidade de Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha. O fato foi nessa quarta-feira (20 de março). Após o crime, o adolescente ainda tentou se matar com golpes de faca. 

Quando a Polícia Militar chegou à instituição de ensino, se deparou com vários alunos do lado de fora. O adolescente de 17 anos já estava imobilizado pelo diretor da escola. Quando o responsável pela escola soube da confusão, já se deparou com o adolescente tentando se matar no hall de entrada da escola. 

Um adolescente de 16 anos sofreu escoriações no pescoço por conta dos golpes dados pelo colega de escola. Uma mulher de 42 anos sofreu um corte nas costas e levou quatro pontos. Já um homem de 45 anos sofreu ferimentos superficiais nas costas. 

O suspeito das facadas recebeu uma sutura no dedo mindinho da mão direita, devido a um corte profundo. Ele também tinha lesões no pescoço. O médico informou que nenhuma vítima corria risco de morte. Todos os envolvidos foram liberados do hospital após atendimentos.

A psicóloga da prefeitura foi até o hospital e concluiu que o adolescente poderia estar passando por um quadro de esquizofrenia grave, o que levou a lesionar as vítimas e tentar o suicídio. Aos policiais, o aluno contou que “resolveu fazer isso porque se sentia muito sozinho e que queria matar alguém e, logo em seguida, tirar a sua própria vida”.

Os pais do adolescente disseram que a família chegou de Belo Horizonte há três meses. Eles relataram que o filho “nunca demonstrou sinais de distúrbios ou comportamentos parecidos com o fato, que sempre teve um comportamento reservado de poucas conversas e que uma das reclamações do filho seria a falta de emprego e que se sentia inútil”. O adolescente tocava violino na orquestra de uma igreja. 

A dinâmica do crime

Segundo o diretor da escola, o adolescente estava sentado no corredor, momento em que foi a uma sala vazia, pegou um frasco de álcool e jogou em uma cortina, onde ateou fogo com isqueiro. Após incendiar o cômodo, o aluno retirou duas facas da mochila, colocou os objetos na cintura e andou pelo corredor, onde outros colegas estavam devido ao incêndio. Ali mesmo, o suspeito atacou a primeira vítima. Ele entrou em uma sala e atacou as outras duas pessoas.

Durante as agressões, o adolescente caiu e, quando se levantou, começou a se ferir com a faca, momento em que foi contido pelo diretor. 

O menor foi apreendido e a ocorrência foi acompanhada pelo Conselho Tutelar.

Fonte: OTEMPO

CISDESTE – Concurso Público 01/2024

CISDESTE Informa
CONCURSO PÚBLICO 01/2024
CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE PARA GERENCIAMENTO DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA MACRORREGIÃO SUDESTE E MACRORREGIÃO LESTE DO SUL – CISDESTE

Operação Cidade Limpa Contra a Dengue – Bairro Edgar Moreira

Operação Cidade Limpa Contra a Dengue
No sábado, dia 23 de março de 2024.
Esse é um esforço conjunto, com a participação dos Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, e Operários da Secretaria de Obras.
Vamos fazer a nossa parte! Não deixe água acumulada, mantenha seu quintal limpo e esteja sempre vigilante em relação a possíveis focos de Dengue.
Dengue é coisa séria! E só iremos vencê-la com o apoio de todos!
Prefeitura Municipal de Bicas
Construindo um futuro melhor!
ADM: 2021-2024

Prefeito, secretário e empresários são alvos de operação que apura associação criminosa e fraude em licitações em MG

Segunda fase da Operação ‘Marcos 4:22’ foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), em Ervália. Envolvidos são suspeitos de criarem uma empresa no intuito de levar vantagens pessoais.

Por g1 Zona da Mata — Ervália
20/03/2024 15h57 Atualizado há 32 minutos

Segunda fase da Operação ‘Marcos 4:22’ foi realizada em Ervália nesta terça-feira (20) — Foto: MPMG/Divulgação

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ervália, especialmente em endereços ligados ao prefeito Eloísio Cunha, a um secretário municipal, cujo nome não foi informado, e a empresários de Ervália, nesta quarta-feira (20).

A manobra faz parte da segunda fase da Operação ‘Marcos 4:22’, realizada conjuntamente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com as policias Civil e Militar. As apurações começaram em setembro de 2021, quando foi realizada a primeira fase da ação.

O objetivo é apurar a prática dos crimes de associação criminosa, peculato, fraude à licitação e falsidade ideológica, praticados em desfavor do município.

Em nota, a Prefeitura informou que nenhum documento ou outro tipo de evidência que comprovasse algum crime foi apreendido. Além disso, o Executivo ressaltou que ninguém foi preso e que colabora com as autoridades competentes sobre o caso. Veja mais abaixo o pronunciamento na íntegra.

A reportagem não conseguiu contato com os outros envolvidos.

Investigações

Conforme o Ministério Público, os investigados idealizaram e criaram uma empresa, no intuito de levar vantagens pessoais a partir da contratação com o Poder Público, em um esquema de fraude a licitações e contratos, através de subcontratações irregulares, apropriações e desvios de bens.

Em setembro de 2021, um vereador e um empresário foram presos temporariamente. Também foram cumpridos seis mandados de busca, com apreensão de automóvel, computadores, aparelhos celulares e diversos documentos.

Ministério Público de Visconde do Rio Branco — Foto: MPMG/Divulgação

Além disso, o empresário e o vereador receberam medidas cautelares deferidas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, como:

  • proibição de acesso ou frequência às dependências da Prefeitura, notadamente o setor administrativo e relacionado a licitações e contratos, bem como dependências do Legislativo;
  • suspensão do exercício da função pública, com afastamento do cargo do vereador;
  • suspensão dos investigados contratarem com o Poder Público municipal, inclusive por meio de pessoas jurídicas, em quaisquer atividades de natureza econômica ou financeira relacionadas ao município;
  • Ainda segundo o MP, três pessoas já foram denunciadas junto ao TJMG pelos crimes de associação criminosa; contratação direta ilegal, fraude às licitações e modificação irregular em contrato administrativo, falsidade ideológica, apropriação e utilização de bens ou rendas públicas em proveito próprio ou alheio.

A ação contou com apoio de aproximadamente 50 profissionais da Justiça Especializada em Ações de Competência Originária e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP) e com o Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil.

Nota da Prefeitura

“Visando reafirmar o compromisso com a transparência e a legalidade, a Prefeitura de Ervália informa que, ao longo da operação realizada pelo Ministério Público no município nesta quarta-feira, dia 20, NÃO foram apreendidos documentos ou evidências que indicassem práticas ilícitas. Além disso, NÃO houve emissão de mandados de prisão contra qualquer funcionário ou gestor público desta Administração.
Este acontecimento reforça o compromisso da Prefeitura de Ervália com a legalidade e a transparência. A Prefeitura continua disposta e aberta a colaborar com todas as autoridades competentes, assegurando total disponibilidade para fornecimento de informações e documentos que se fizerem necessários.
A Prefeitura de Ervália agradece a compreensão e o apoio da população neste momento. É essencial manter a união e o diálogo aberto para superarmos juntos quaisquer desafios. Reiteramos nosso compromisso inabalável com o bem-estar dos cidadãos, a lisura das ações e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”.

Curso Noturno de Costura Industrial do Vestuário / Nova Turma

A Secretaria de Desenvolvimento informa que as inscrições para a nova turma do Curso de Costura Industrial do Vestuário, do SENAI, estarão abertas dia 25 de março, segunda-feira, na sala da secretaria, no 2° andar, do prédio da Prefeitura.
Não perca a oportunidade de se capacitar e entrar para o mercado de trabalho. O curso é gratuito e com emissão de certificado. Vagas limitadas e por ordem de chegada!
Mais informações pelo telefone 3271-6672.
Prefeitura Municipal De Bicas
Construindo um futuro melhor!
ADM: 2021-2024

Operação de combate à pedofilia cumpre mandados em Bicas

Manobra da PCMG visa desmantelar rede de compartilhamento, armazenamento, comercialização e difusão de conteúdos relacionados a abuso sexual infantil

Por Tribuna de Minas
20/03/2024 às 17h25

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão em Bicas, município distante cerca de 40 quilômetros de Juiz de Fora, durante operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e à pedofilia. Além da cidade mineira, também foram cumpridos mandados no Rio de Janeiro. A operação ocorreu nesta quarta-feira (20) e contou com o apoio da Polícia Militar (PMMG) e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).

Conforme a PCMG, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, simultaneamente, em residências localizadas em Bicas e no Rio. O objetivo da operação é desmantelar uma rede de compartilhamento, armazenamento, comercialização e difusão de conteúdos relacionados à exploração sexual de crianças.

A manobra resultou na apreensão de celulares, mídias, pen drives e outros materiais eletrônicos, que serão encaminhados à perícia técnica para análise detalhada. Como destacado pela corporação, as investigações seguem em andamento a fim de garantir a apuração completa dos fatos e a responsabilização de todos os envolvidos.

Na BR-267, três professores morrem em grave acidente quando voltavam da escola

Driely Cunha, João Fernando Gonçalves e Roberto Costa Neto – Fotos: Redes sociais

Um grave acidente, na noite de terça-feira (19/3), por volta das 22h, na BR-267, em Juiz de Fora, perto do Bairro Igrejinha, causou a morte de três professores da rede estadual de ensino. Eles voltavam do distrito de Valadares, onde trabalhavam, na Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade. Driely Cunha, de 26 anos, Roberto Costa Neto, de 32, e João Fernando Gonçalves de Almeida, de 37, lecionavam História, Matemática e Português, respectivamente.

De acordo com a PRF, chovia muito na hora do ocorrido, e o carro vítimas foi atingido, violentamente, por outro veículo. A diretora da escola, Marinez Miranda, disse que havia outros dois professores no carro, que tiveram apenas ferimentos leves. São eles: Matheus Pinto Barbosa, de 26 anos, e Daniele dos Reis Costa, de 40.

Já no outro veículo, um casal, de 57 e 64 anos, ficou ferido e foi levado para o HPS, em Juiz de Fora. Eles seguem internados e permanecem estáveis.