Vitória a Minas – Uma viagem fantástica no trem da Vale
Convido todas as amigas e amigos leitores a viajarem comigo de Minas Gerais ao Espírito Santo no Trem da Vale, o famoso “Vitória a Minas – EFVM”. Treze horas de uma bela aventura sobre trilhos partindo de Belo Horizonte, passando por 29 estações e paradas, cruzando serras e rios em direção a Cariacica, no litoral capixaba.
Todos os dias, o Trem da Vale parte às 7h00 de Cariacica, na região metropolitana de Vitória – ES, chegando a Belo Horizonte – MG por volta das 20h10.
Outro trem parte da capital mineira às 07h30 encerrando a viagem por volta de 20h30 em Cariacica.
A composição é dotada de duas categorias de vagões:
– o carro econômico, com poltronas reclináveis de acionamento mecânico, monitores de vídeo, tomadas individuais nas paredes e descanso de pé;
– o carro executivo, com poltronas mais largas e reclináveis com acionamento pneumático; sistema de som com três opções de canais e iluminação individuais.
A composição é dotada também de carro lanchonete e restaurante com serviço durante praticamente todo o percurso, sendo o serviço suspenso apenas para a troca de toda a equipe de bordo em Governador Valadares.
Fazer esta viagem era antigo desejo meu e de minha irmã Marly Mayrink, que realizamos no dia do aniversário dela.
Partimos pontualmente às 07h30 da estação de Belo Horizonte no dia 06 de maio viajando no carro executivo n° 02 de uma espetacular composição dotada também de carros na classe econômica, carro lanchonete e restaurante.
A viagem também é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades, pois a cada parada passageiros embarcam e desembarcam, destacando Ipatinga e Governador Valadares, onde é maior o movimento de embarque e desembarque de passageiros. Oportunidade de conhecer Gustavo, que trabalha em Belo Horizonte e mora em Ipatinga, preferindo a viagem de trem por oferecer muito mais conforto e segurança. Durante o percurso também passaram diversos grupos de pessoas, como Jacy, Jussara, Janete e Maria do Socorro, que iam para a Festa da Quitanda, em Barão de Cocais. Ou uma bela família que retornava para Vitória após participarem de um encontro com a Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida no interior. Outro grupo viajou com destino a Belo Horizonte para participar de encontro da Pastoral da Criança.
Enfim, pessoas que preferem a comodidade, o conforto, o prazer e a segurança aliados ao preço acessível a todos que só o trem pode oferecer.
Por fim, trago um agradecimento especial a toda tripulação da segunda parte de minha viagem de ida de Belo Horizonte para Cariacica, na tarde de sábado, 06 de maio – equipe que embarcou em Governador Valadares – pela atenção e respeito ao trabalho realizado neste blog trazendo valiosas informações, além das fotos no interior da cabine da Locomotiva.