Vinte e nove de abril de 2024: 108º aniversário do jornal O MUNICÍPIO

A trajetória do jornal

Dirigido pelo coronel Joaquim José de Souza, o primeiro número do jornal Gazeta Municipal, fundado em abril de 1916, circulou na Vila de Bicas e no município de Guarará. Propunha-se a ser o intérprete da opinião pública, acompanhando-a nos estudos dos processos mais delicados que o momento reivindicava.

Com a mudança do nome para O MUNICÍPIO, em 29 de abril de 1923, circulou o primeiro número com a nova denominação, seguindo firme no apoio em prol da emancipação de Bicas. Em 7 de setembro, do mesmo ano, a Lei nº 843 desmembrou Bicas de Guarará, tornando vitoriosa a primeira das muitas campanhas do jornal, ao longo desses 107 anos.

Vale destacar que o acervo do jornal é encadernado e digitalizado, sendo tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Bicas e está registrado no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, gerando receita para a Prefeitura de Bicas, por meio do ICMS Cultural.

Em abril de 2017, com a visão e compromisso de estar sempre se modernizando e facilitando aos seus leitores o acesso às informações, O MUNICIPIO passou a ser on-line, com o endereço: omunicipioonline.com.br. Tal transformação foi fundamental para a continuidade do jornal, proporcionando rapidez nas informações, noticiários e serviços.

Versão on-line

Com mais de 1 milhão e 300 mil acessos, omunicipioonline.com.br se consolida como importante fonte de notícias, informações e serviços de Bicas e região, abrangendo localidades como Guarará, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno, Mar de Espanha, Juiz de Fora e vários outros municípios.

Para que o sucesso prossiga, o jornal espera continuar contando com a participação dos biquenses (presentes e ausentes), dos leitores das cidades da região, amigos, anunciantes, colaboradores, poetas, escritores, historiadores e cronistas, imprescindíveis na vitoriosa sobrevivência de O MUNICÍPIO.

Muito obrigado a todos!

José Maria Machado Veiga – Diretor-proprietário