Viajando com alunos do Colégio Futuro pelas histórias da E. F. Leopoldina
Atendendo ao carinhoso convite da professora Maria Eliza Galil Mendes, participei na manhã da quarta-feira, 05 de junho, de uma “Roda de Conversa” com alunos do 8° e 9° ano do Colégio Futuro tendo como tema a “Estrada de Ferro Leopoldina, sua criação e sua importância para o desenvolvimento de nossa região.” Oportunidade de resgatar uma das mais belas páginas de nossa história.
Falar do café, produto de extrema importância e principal motivador da construção da ferrovia na Zona da Mata Mineira, grande produtora no “período de ouro” do café.
Falar da fundamental importância da ferrovia para escoar esta grande produção e do quanto a mesma foi importante para o desenvolvimento de nossa cidade e de toda a região.
De lhes mostrar a ascensão e o declínio da ferrovia. Contar belas histórias, relatos de muitos personagens que tenho encontrado em minhas visitas pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina.
De mostrar que nosso País um dia já esteve entre as maiores malhas ferroviárias do mundo. Que hoje tudo isso foi drasticamente diminuído em extensão e resumido quase que exclusivamente ao transporte de minério.
Das cidades que souberam preservar esta bela parte da história e hoje tem o trem como principal atração turística.
De perceber a estagnação das cidades onde a ferrovia foi erradicada, sendo tudo destruído. Da extrema necessidade destas cidades descobrirem uma nova vocação para retomarem seu desenvolvimento.
Enfim, é sempre muito bom encontrar com essa moçada e falar das experiências vividas. De conhecer, perceber mostrar os erros do passado para que os mesmos não se repitam no futuro.