Secretarias de Saúde planejam ações contra a cepa delta da Covid-19

O fotógrafo, cinegrafista e estudioso dos dados da Covid-19 Ricardo Rossi apresentou nesta quarta-feira, 21, no Instituto Dona Selva, em Guarará, um conteúdo sobre os riscos da chegada da cepa delta na região nas próximas semanas. Participaram da reunião os secretários de saúde do consórcio Ciesp Bicas/São João Nepomuceno. O objetivo da palestra foi levar uma proposta metodológica para blindar os municípios do mal que se aproxima.

Durante a apresentação, foram abordadas ações preventivas para o combate da delta que, até o momento, é a mutação mais contagiosa do coronavírus, e que está aumentando na Europa, Estados Unidos e no restante do mundo, levando a OMS a emitiu um aviso que essa variante será a predominante em todo o planeta, nos próximos meses.

Na abordagem aos secretários, restou demonstrado as características e o grau de periculosidade que as cidades terão de enfrentar com a chegada da nova cepa. Além disso, Rossi realizou uma breve apresentação das ações implementadas no combate ao Covid-19 nos municípios de Bicas e Guarará, onde os casos caíram, no mês de junho de 2021, após um semestre de crescimento.

Assim sendo, o aprendizado foi repassado aos demais secretários da região, contando com o testemunho da secretária de Saúde de Guarará, Maria Tereza Rocha, que fez um balanço das ações realizadas e explicou a importância dos modelos matemáticos utilizados, visando a tomada de decisões para o controle local da pandemia.

Para finalizar, Rossi apresentou ainda uma plataforma que está sendo desenvolvida para as prefeituras, com o objetivo de prevenir novos casos da doença, ou seja, uma solução que permitirá às secretarias de Saúde serem mais proativas no combate à Covid-19, utilizando informações objetivas e ágeis, nas decisões necessárias para combater o mal.