Secretaria de Saúde traz a Bicas o curso PRENABE

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Polo Universitário, trouxe para Bicas o curso PRENABE (Pré-Natal Baseado em Evidências), ministrado pelo médico Edson Borges de Souza, dias 16, 17 e 18 de dezembro. Público-alvo: profissionais da atenção primária e especialistas que atuam na assistência ao pré-natal (médicos generalistas, ginecologistas, enfermeiras generalistas e enfermeiras obstetras.

“Com o curso, nós demos o primeiro passo para a criação do nosso protocolo municipal em pré-natal, fortalecendo os profissionais, aprimorando o aprendizado, instrumentalizando a equipe para execução de um bom trabalho, além de qualificar a atenção básica e garantir 7 consultas de pré-natal”, acrescentou a secretária de Saúde, Verônica Bordonal.

O PRENABE é um curso de atualização em pré-natal, baseado em recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e princípios da medicina baseada em evidências.

O curso busca responder as principais dúvidas de profissionais de saúde que fazem pré-natal em atenção primária, levando em conta os recursos disponíveis (humanos e tecnológicos) e as formas de organização da rede de atenção à saúde local. Todo o conteúdo é discutido a partir de casos reais comuns na prática clínica.

A história do curso

O PRENABE começou a ser construído, em 2015, a partir da realização de cursos pilotos no Ceará (Tauá) e Rio Grande do Sul (Passo Fundo, Palmeiras das Missões, Erechim e Alegrete). Desde 2016, vem sendo aplicado em diversos distritos sanitários de Belo Horizonte e conta com a intensa participação de profissionais e gestores do município.

Edson Borges de Souza

Médico obstetra do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, onde coordena a residência médica em ginecologia e obstetrícia. Atuou como apoiador da Rede Cegonha (2011/2016) e é consultor em aleitamento materno. MBA em gestão empresarial pela FGV, é idealizador e coordenador do PRENABE.

As explicações do professor
O professor e alguns alunos