Prefeitura restaura livros do Cartório Municipal e avança na preservação histórica e cultural

A Prefeitura de Maripá de Minas, por meio do Departamento de Cultura, realizou um sonho antigo da cidade, ao restaurar os livros de registros e notas do Cartório Municipal. Foi mais uma medida pela conservação do Patrimônio Histórico implementada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

No total, foram restaurados 82 livros, sendo o mais antigo datado de 1891. Custeado com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FUMPAC), o trabalho contou com profissionais especializados e supervisão da coordenadora de Cultura Raphaela Oliveira Matos.

Pela importância legal, os livros de registros não puderam ser retirados do cartório, o que exigiu a montagem de um esquema especial por parte da equipe de restauração. Um laboratório para restauro foi montado no local onde se encontram os livros.

Para formalizar a conclusão dos trabalhos de preservação, o prefeito Sebastião Machado Neto e o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Ronaldo Antônio de Souza, fizeram a entrega simbólica das peças restauradas. Os livros foram recebidos pela oficiala do Cartório de Registro de Pessoas Naturais e Notas de Maripá de Minas, Karla Guerra Scistowicz.

Fonte: Prefeitura de Maripá de Minas