Nota de Esclarecimento – Interdição de minas d’água

Bicas 20 de novembro de 2017

A Vigilância em Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vem informar a interdição das minas que estão contaminadas com coliformes totais e escherichia coli, estando assim impróprias para o consumo humano. Já estamos providenciando placas de identificação visual para que toda população possa ter ciência.

As amostras das águas foram analisadas no laboratório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, entre os meses de maio e outubro de 2017, totalizando sete pontos de coleta.

Segue abaixo a relação das minas contaminadas:

• MINA DO CEMITÉRIO – Rua Viriato Catão s/n – Bairro Retto Júnior – PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS;
  • MINA DO JOSÉ CÚGULA – Rua José Varanda s/n – Bairro José Alfredo Garcia – PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI;
  • MINA DO DIM MOTTA – Rua Francisco G. Souza S/N – Bairro Santa Tereza – PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI;
  • MINA DA RUA CLARIMUNDO DE OLIVEIRA S/N – Bairro Santa Tereza – PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI;
  • MINA DA RODOVIA BICAS/MAR DE ESPANHA – MG 125 – PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI;
  • MINA DO COLÉGIO ESTADUAL – Rua Dr. Melo Viana S/N – Bairro Santana – PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS.

O consumo da água contaminada por micro-organismos pode causar vômito e diversas doenças, entre elas, diarreia, febre tifoide e hepatite.

Assim sendo, a água precisa ser filtrada, seja por filtro de barro ou carvão ativado. Depois, é necessário que seja tratada.

Existem duas formas de fazer isso:

• colocar duas gotas de água sanitária ou hipoclorito de sódio para cada litro de água já filtrada;
  • ou ferver a água já filtrada por quinze minutos e, depois, agitá-la, para que seu gosto não fique desagradável.

Cumprindo essas etapas, também é importante armazenar a água em local limpo. Dessa forma, ela pode ser ingerida à vontade, sem problemas.

Certos de que podem contar com o nosso apoio, aproveitamos a oportunidade para renovar nossos protestos de respeito e consideração.

Atenciosamente,

Verônica da Cunha Bordonal