Não deixe que a redundância acabe com a sua “promoção”

Hoje a dica vai para você, dono de comércio ou de empresa prestadora de serviços que usa o recurso das promoções, a fim de atrair uma legião de clientes satisfeitos. Imersos ao mundo digital, sabemos que a propaganda é a alma do negócio bem antes do advento da internet.

Ainda que as suas promoções e os seus produtos sejam muito tentadores, se mal propagandeados, podem dar aquela “desanimada” naqueles que estão atentos ao bom emprego da Língua Portuguesa.

A exemplo disso, nunca escreva “Na compra de uma pizza, receba um refrigerante inteiramente grátis”. O adjetivo grátis significa de graça, sem custo. Não há como uma coisa ser “meio grátis”. Daí a redundância do advérbio “inteiramente” que tem como seu antônimo o vocábulo “parcialmente”. Quem, em sã consciência, ofereceria ao freguês metade de uma coca-cola na compra de um pizza? Pense no desapontamento deste consumidor e o quanto ele pode se sentir enganado ao perceber o pleonasmo.

Portanto, ofereça algo grátis e, NUNCA, inteiramente grátis ao seu cliente.

Se liga na língua!

Beijo.