Quando imaginava que já havia visto todas as fotos possíveis da história da ferrovia em Bicas, eis que nos últimos dias tive a grata surpresa de receber do grande amigo Marco Aurélio Baptista da Silva Matos novas e inéditas fotos que reforçam a tese da fundamental importância da ferrovia para a existência de nossa cidade, bem como alimentam nossos sonhos de reviver um passado de glórias e riquezas.
Trago então aos amigos leitores, belíssimos registros fotográficos de gerações da família de Marco Aurélio, família que traz a ferrovia nas veias, começando por seu bisavô Posidônio, maquinista ferroviário destacado num dos mais belos registros fotográficos da ferrovia em Bicas.
Posidônio, pai de Jair Baptista Vieira e Nilson Baptista Vieira, também, ferroviários que fizeram parte da construção desta bela história.
Junto com a primeira foto citada acima vieram outras também belíssimas, onde aparece em destaque o avô de Marco Aurélio, Sr. Jair Baptista Vieira, ao lado da imponente Locomotiva 316 e na varanda de um vagão de passageiros acompanhado de amigos.
Tem também fotos do movimentadíssimo portão das oficinas de Bicas; do belíssimo largo em frente à Estação de Bicas, hoje Rua Dr. Vicente Bianco; importantes registros de um acidente ferroviário em São Geraldo-MG e uma foto onde aparece uma Locomotiva toda ornamentada – provavelmente preparada para participar de uma viagem festiva.
Importante registrar a valiosa contribuição dos amigos Douglas e Adelson – “Foto Adelson”, que realizaram o trabalho de reprodução em scanner de alta resolução, permitindo que eu também pudesse realizar um apurado trabalho de restauração fotográfica. O resultado pode ser visto nesta matéria.