Juiz de Fora sedia Rodada Regional do Patrimônio Cultural

Juiz de Fora recebeu a equipe do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) para a 8ª edição da Rodada Regional do Patrimônio Cultural, dia 24 de maio, às 09h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. No encontro, gestores públicos históricos e culturais, que atuam na preservação dos acervos, reúnem-se para trocar experiências, e o município de Bicas esteve presente nas pessoas de Rodrigo Souza (diretor de Cultura) e Marcos Tadeu (diretor de Patrimônio Histórico).

A novidade em 2018, é que os participantes interagem em uma dinâmica e têm a oportunidade de trocarem experiências a partir de temas considerados relevantes. “Os municípios, por meio de seus representantes, passam pelas mesas de discussões e debatem assuntos relevantes para sua atuação”, afirma o diretor de Promoção do Iepha-MG, Fernando Pimenta. “O resultado é que os gestores aprendem uns com os outros, construindo uma ação coletiva para a preservação do patrimônio cultural mineiro”, conclui o diretor.

Ainda segundo Pimenta, nesta edição, o objetivo é promover uma maior aproximação entre os gestores e permitir que ações conjuntas e politicas públicas eficazes na proteção do patrimônio cultural possam ser implementadas nas esferas municipal e estadual.

O ICMS Patrimônio Cultural em Minas Gerais

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais, através de políticas públicas relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos, em uma ação conjunta com as comunidades locais. A redistribuição é reconhecida nacionalmente como uma das políticas pioneiras e eficazes de municipalização da proteção do patrimônio cultural.

*Com Iepha

Rodrigo Souza