Ferreira da Fonseca – Carlos Augusto Machado Veiga
O artigo anterior prometeu que nesta edição se trataria da fazenda da Serra, berço da família Ferreira da Fonseca na região de Maripá de Minas.
Mas o lamentável falecimento do Dr. Carlos Augusto Machado Veiga, no último dia 06 de novembro, alterou o ânimo do autor e, por via de consequência o curso desta série de artigos que hoje vai falar um pouco sobre este ser humano excepcional.
E a melhor forma encontrada para desempenhar esta tarefa, prestando ao estimado amigo uma pequena homenagem, que fosse de seu inteiro agrado, foi o relembrar seus antepassados, que certamente estiveram a recepcioná-lo na entrada do céu.
Porque Carlos Augusto, além de pessoa afável e de esmerada educação era, também, um profundo conhecedor e estudioso da história dos parentes comuns, Ferreira da Fonseca. E, como poucos na família, conhecia quase tudo e todos. Era um memorialista privilegiado e um historiador destacado. Principalmente na visão deste aprendiz que gostava de consultar a excelente memória que ele possuía e de compulsar, em papo amigo, os verdadeiros alfarrábios de valia insuperável que, no dizer dele em dedicatória em seu livro “Um olhar para o passado”, eram os seus “velhos papéis e suas nostálgicas recordações”.
Quanto ao seu parentesco com o autor, dúvidas ainda existem no que se refere ao sobrenome comum – Machado. Embora algumas pesquisas indiquem existir qualquer coisa de muito parecido entre os “Machado” de lá e de cá.
Mas o certo no momento, segundo as pesquisas até aqui realizadas, é que este parentesco pelo sangue açoriano dos Ferreira da Fonseca, é real. O sangue que ele carregava nas veias, mesmo sem constar do seu registro civil por razões outras, da parte de cá, está presente por conta da união matrimonial do autor que o fez agregado dos Ferreira da Fonseca.
Na árvore genealógica, Carlos Augusto era o filho mais velho da saudosa senhora Conceição Machado Veiga e do senhor José Maria Veiga. Ela, por sua vez, filha de Bertholdo Garcia Machado e Olívia Christina Ferreira (da Fonseca) Machado.
E para se ter noção exata do grau de parentesco é bom que se diga que esta Olívia, avó de Carlos Augusto, era irmã de Deolinda, avó materna e de Elysio, avô paterno, da cônjuge do autor. Três dos filhos de Avelino Ferreira da Fonseca ou, Avelino Martins. Netos, portanto, de Antonio Ferreira Martins e bisnetos de José Ferreira da Fonseca.
O Bertholdo, marido de Olívia, por sua vez, era neto de Anselmo José Machado e de Maria Thereza de Jesus, uma das irmãs de José Ferreira da Fonseca, citado anteriormente.
Destas ligações familiares se conclui, então, que o Carlos Augusto Machado Veiga era, em verdade, Ferreira da Fonseca por parte dos dois avós.
E considerando que José Ferreira da Fonseca e Maria Thereza de Jesus eram dois dos filhos do casal Felisberto Ferreira da Fonseca e Joanna Maria da Conceição-II, ele era, sim, parente de todos os descendentes dos filhos deste casal: Rita, n. 07.04.1805; José Ferreira da Fonseca, 03.08.1807 c.c. Ana Pereira de Souza, segundo depoimentos de familiares; Mariana Euquéria de Almeida, 28.02.1809 c.c Leandro José de Almeida; Manoel Ferreira da Fonseca, 02.12.1810 c.c. Maria Romana; João Ferreira da Fonseca, 12.07.1812 c.c. Rita de Cássia; Antonio Ferreira da Fonseca c.c. Vicência Jacinta da Conceição; Eufrásia Joaquina da Conceição, 06.06.1818 c.c. José Francisco M. Pires; Maria Thereza de Jesus, 08.02.1819 c.c. Anselmo José Machado; Anna Jacinta da Conceição, 13.03.1822 c.c. Fortunato Rodrigues Campos; Maria do Carmo de Jesus, 24.08.1824 c.c. Onofre Rodrgiues Campos; Joaquina Clara de Jesus, 19.05.1826 c.c. Pedro de Alcântara J. da Rocha; Luiza Maria de Jesus, 09.12.1829 c.c. Hilário Rodrigues Pereira; e, Francisco Ferreira da Fonseca, 09.01.1832 c.c. Carlota Marcília de Jesus.
Assim, ele era parente de incontáveis tios, primos e agregados. Muitos deles, como o autor, amigos que puderam desfrutar do convívio de tão ilustre personalidade. E hoje estão tristes, mas confortados na certeza de que, pelos seus méritos, Carlos Augusto foi para junto do Pai.