ESTAÇÃO SÃO JOÃO NEPOMUCENO – Quase pronta para receber o Museu Municipal e o Departamento de Cultura e Esportes
HISTÓRICO
A estação de São João Nepomuceno foi inaugurada em 1880 como ponto final da Cia. União Mineira e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Originalmente fazia parte do ramal de Serraria desativado em 1904, quando todo esse trecho de linha foi incorporado à linha Três Rios-Ubá.
Na linha que passava por São João Nepomuceno rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.
A ferrovia cortava grande parte do perímetro urbano da cidade, que nasceu, cresceu e se agigantou com a passagem dos trens da Leopoldina.
Pouco restou deste “histórico passado ferroviário” além da antiga Estação, que agora passa por obras visando preservar esta importante página da história de São João Nepomuceno.
A ESTAÇÃO
Localizado no centro da cidade, o prédio da antiga estação serve hoje à comunidade sãojoanense como Rodoviária Municipal de onde partem ônibus urbanos, interurbanos e interestaduais. Segundo informações (não oficiais) dos moradores da cidade que estavam próximos à estação no dia de minha visita em janeiro de 2019, a rodoviária também deve ser transferida para outro lugar. Segundo disseram, uma decisão da justiça levou a administração municipal – responsável pelo prédio tombado como Patrimônio Histórico e Cultural – a resgatar toda a originalidade da antiga estação com a recolocação das telhas francesas, a recuperação das características originais e de detalhes marcantes da edificação.
Neste dia, encontrei-a passando por reformas, com operários trabalhando na restauração e recolocação das telhas originais – que por sorte estavam guardadas.
Retornei a São João Nepomuceno em abril de 2021 encontrando a estação quase pronta. Em breve deverá ser instalado no local o Museu Municipal e o Departamento de Cultura e Esportes.
Veja fotos e mais detalhes, AQUI