Estação São João Nepomuceno

Em minha última visita à Estação de São João Nepomuceno, em janeiro de 2019, encontrei-a passando por reformas, com operários trabalhando na restauração e conservação das telhas francesas originais – que haviam sido retiradas para a colocação de outras telhas e que por sorte estavam guardadas – levando à perda da originalidade do prédio. Segundo informaram, uma sentença judicial obrigou os atuais gestores do prédio – tombado como Patrimônio Histórico e Cultural – a resgatarem toda a originalidade do prédio, não só com a recolocação das telhas, mas também resgatando outros detalhes e características originais.

Após a conclusão das reformas, será reinstalado no local o Centro Cultural Municipal, que abrigará importante e valioso acervo histórico da cidade.Localizada no centro da cidade, o prédio serve também à comunidade sãojoanense como Rodoviária Municipal de onde partem ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais.

A cidade tinha grande perímetro urbano cortado pela ferrovia.

Deste histórico passado ferroviário pouco restou além da antiga Estação, mas São João Nepomuceno é mais um Município que cresceu e se agigantou com a passagem dos trens da Leopoldina.


Veja mais sobre São João Nepomuceno aqui no blog no link abaixo:
https://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/06/novos-registros-fotograficos-da.html