Economia, saúde, energia: assembleia geral do Ciesp avança em pautas importantes

Prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp) participaram, na sexta-feira (4), de uma Assembleia Geral, a segunda do ano. O encontro foi na cidade de Guarará e discutiu projetos importantes para os entes consorciados.

Entre eles, o Serviço Regionalizado de Vigilância Sanitária, proposta que segue em conversações avançadas visando o apoio do Governo de Minas. Inovadora, a iniciativa do Ciesp pode ser tornar um projeto piloto em Minas, de acordo com técnicos do Governo Estadual.

Outra pauta importante discutida na assembleia, inclusive com avanço na elaboração da proposta, é o projeto para a transformação do lixo em energia elétrica por meio da pirólise. Na próxima quinta-feira (10), representantes dos municípios serão recebidos em Belo Horizonte, para uma reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, visando avançar ainda mais no assunto.

Castração de cães e gatos

O serviço de esterilização de cães e gatos também esteve em pauta. Com o processo de licitação finalizado, o ônibus que servirá como unidade móvel de saúde veterinária segue para o trabalho de adaptação e montagem da estrutura de atendimento. É o castramóvel, que vai atender os municípios consorciados de forma compartilhada.

Vans e medicamentos

Também avança com êxito a aquisição de vans destinadas à Saúde, a serem adquiridas com verba repassada pelo Estado aos municípios. Por meio de um processo licitatório baseado no registro de preços, o Ciesp finalizou o certame e as atas estão liberadas para os municípios.

Economia de fato na licitação para a compra conjunta de medicamentos pelos municípios. Segundo dados apresentados na assembleia, o processo está garantindo uma economicidade de 34,8% em relação aos preços de mercado.