Censo Agropecuário de Bicas 2017

Na segunda-feira, 28 de maio, os coordenadores regionais do IBGE/Censo-2017, Thiago Fernandes Sampaio e Lucas Martins, estiveram em Bicas para apresentar os dados preliminares sobre o Censo Agropecuário, cuja pesquisa encerrou-se em 30 de setembro de 2017.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Eduardo Mendonça, e o diretor de agricultura, Rodrigo Oliveira, tomaram conhecimento dos primeiros números sobre a produção agrícola do município de Bicas, que mostram a população de animais criados para produção de leite, carne, área plantada e colhida – com rendimento médio e valor da produção agrícola.

Segundo o coordenador Thiago Fernandes, o IBGE classifica as propriedades pesquisadas como “estabelecimentos agropecuários”, ou seja, aqueles que geram produtos para a comercialização ou para a própria subsistência familiar.

O secretário Eduardo Mendonça afirmou que os dados estatísticos são de fundamental importância para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Município de Bicas e é ainda uma oportunidade para incentivar o produtor rural a participar do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), uma porta aberta para o fornecimento de produtos para merenda escolar do município.

O diretor de Agricultura, Rodrigo Oliveira, ressaltou a tendência do crescimento do rebanho de gado de corte em relação ao rebanho leiteiro e a significativa produção de queijo nos estabelecimentos agrícolas.

O resultado final do censo esta programado para ser divulgado, em nível nacional, na segunda quinzena do mês de julho, onde serão conhecidos os dados estatísticos pormenorizados dos municípios brasileiros.

Rodrigo Oliveira, Eduardo Mendonça, Lucas Martins e Thiago Fernandes