Obituário

YEDA MACHADO DE PAIVA SANTOS

Faleceu dia 16 de fevereiro, aos 84 anos. Natural de Belo Horizonte, filha de Antonina Machado e José Telêmaco Machado. Viúva de Milton de Paiva Santos deixa os filhos Elizabeth, Milton e Sérgio. Yeda desfrutava de inúmeras amizades em nossa cidade. Residia na Rua Josepha Bianco Retto, em Bicas, onde foi sepultada.

SÉRGIO MURILO RIBEIRO DA SILVA faleceu dia 11 de fevereiro, aos 59anos. Natural de Juiz de Fora, filho de Lúcia Alves da Silva e Sebastião Ribeiro da Silva. Residia na Rua Arthur Bernardes, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

NEIDE DE FÁTIMA ROCHA CARVALHO faleceu dia 09 de fevereiro, aos 69 anos. Natural Bicas, filha de Ana Ribeiro Machado Rocha e Jair Rocha. Residia na Avenida Presidente Vargas, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

FRANCISCO MARTINS FAGUNDES faleceu dia 09 de fevereiro, aos 75 anos. Natural de Bicas, filho de Francisca Justa da Silva e Antônio Martins Fagundes. Residia na Rua D. Ana, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

CARLOS ADOLPHO DA SILVA faleceu dia 09 de fevereiro, aos 75 anos. Natural de Engenho Novo/ Mar de Espanha/MG., filho de Maria do Carmo Jacintho Faria e Adolpho Joaquim da Silva. Residia na Avenida do Contorno, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

JOSÉ MARIA FERNANDES faleceu dia 07 de fevereiro, aos 73 anos. Natural de Piacatuba/Leopoldina/MG., filho de Aparecida Romão da Silva e Iodécio Vital Fernandes. Residia na Rua Coronel Francisco Sales, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

GIUSSARA FRANCISCO RIBEIRO DE CASTRO faleceu dia 06 de fevereiro, aos 72 anos. Natural de Bicas, filha de Iracema Nunes Coelho de Castro e Sinval Ribeiro de Castro. Residia na Rua Arthur Bernardes, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

VICENTE JOSÉ ALFREDO DA SILVA faleceu dia 04 de fevereiro, aos 90 anos. Natural de Ibertioga/MG., filho de Balbina Vitalina da Conceição e José Alfredo da Silva. Residia na Rua Jair Pereira Souza, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

JUDITH PEREIRA CASSETTI faleceu dia 03 de fevereiro, aos 90 anos. Natural de Toreões/Juiz de Fora/Mg., filha de Delfina de Paiva Guedes e Domingos Belo Pereira. Residia na Rua Zima de Souza Moreira, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

JORGE OSMAR RIBEIRO (KIM)

Faleceu dia 04 de fevereiro, aos 60 anos. Natural de Bicas, filho de Lindalva Leonel Ribeiro e Manoel Pinto Ribeiro. Um dos farmacêuticos mais queridos de Bicas, também, foi mestre sala nas escolas de samba da cidade. Residia na Rua João Batista Marques Ramos, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

GERALDO HENRIQUES DA SILVA faleceu dia 27 de janeiro, aos 75 anos. Natural de Bicas, filho de Lucilia Severiano da Silva e Christiano Henriques da Silva Filho. Residia na Rua Victor Cúgola, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

NIVALDA MAROCCO GALIL faleceu dia 26 de janeiro, aos 87 anos. Natural de Bicas, filha de Noêmia Cúgola Marocco e Sebastião Marocco. Residia na Fazenda Formosa, em São Manoel/Bicas/Mg., cidade onde foi sepultada.

HELENO CESAR DE DEUS faleceu dia 26 de janeiro, aos 63 anos. Natural de São João Nepomuceno, filho de Maria da Conceição de Deus e Darci de Deus. Residia na Rua José Padula Sobrinho, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

CARLOS ALBERTO GONÇAVES faleceu dia 23 de janeiro, aos 68 anos. Natural de São João Nepomuceno, filho de Maria José da Silva Gonçalves e Antônio Gonçalves. Residia na Rua Antônio Ferreira de Mattos, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

JAYME ALVES RODRIGUES faleceu dia 21 de janeiro, aos 92 anos. Natural de Guarará, filho de Sebastiana Cândida Rodrigues e Joaquim Alves Villas Boas. Residia na Rua Morvan Dias de Figueiredo, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

OLIVEIRA MANOEL DUQUE faleceu dia 21 de janeiro, aos 92 anos. Natural de Chácara, filho de Maria Rufina Duque e Antônio Manoel Duque. Residia na Rua Padre Manoel Pires Pereira, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

CARLOS ROBERTO ALVES DA SILVA faleceu dia 19 de janeiro, aos 57 anos. Natural de Bicas, filho de Sebastiana Daniel e Geraldo José Alves da Silva. Residia na Rua José Costa, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

ROSÁLIA MARIA FARHAT DE CASTRO E SILVA

Faleceu dia 15 de janeiro, aos 80 anos. Natural de Bicas, filha de Atica Farhat de Castro e Ivan de Castro. Viúva de Ério Silva, deixa as filhas Erika e Sabrine e o neto Filipe. Educadora aposentada, exemplo de mãe, filha e avó, deixa na saudade todos que com ela conviveram. Residia na Rua D. Ana, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

BENVINDO DE MORAES faleceu dia 11 de janeiro, aos 81 anos. Natural de Pequeri, filho de Iracema Maria Raposo de Moraes e Nestor de Moraes. Residia na Rua Antônio Calzavara, em Santa Helena, onde foi sepultado.

JOSÉ TADEU DE MACEDO faleceu dia 10 de janeiro, aos 78 anos. Natural de Bicas, filho de Geralda da Silva Macedo e Antônio Souza Macedo. Residia na Avenida Presidente Vargas, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

ELIANA APARECIDA CORREA STEPHANI faleceu dia 10 de janeiro, aos 63 anos. Natural de Juiz de Fora, filha de Eni Aparecida Correa Stephani e Elcio Stephani. Residia na Av. Bianco, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

LÚCIA REZENDE DA SILVA faleceu dia 05 de janeiro, aos 68 anos. Natural de Santo Antônio do Aventureiro, filha de Josefina Machado Rezende e Geraldo Teixeira Rezende. Residia na Rua Arthur Bernardes, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

JEFEERSON DE SOUZA SILVA faleceu dia 03 de janeiro, aos 33 anos. Natural de Bicas, filho de Maria das Graças de Souza e Orlando Silva. Residia na Rua Hélio Monteiro as Silva, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

ANTÔNIO MIGUEL DA TRINDADE faleceu dia 01 de janeiro, aos 80 anos. Natural de Dores do Paraibuna/Santos Dumont/MG., filho de Dejanira Maria da Silva e Joaquim Antônio da Trindade. Residia na Rua Santa Fé, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

MARCOS MANOEL faleceu dia 01 de janeiro, aos 49 anos. Natural de Bicas, filho de Maria da Conceição Aparecida Manoel e Braz Manoel. Residia na Rua Clarimundo de Oliveira, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

Entre cores e texturas: exposição explora belezas da arte abstrata

27 DE FEVEREIRO DE 2024

Artista plástica Adélia Sena reúne em 19 telas a essência do seu trabalho baseado em experimentações e diversificação de materiais e técnicas (Foto: Divulgação)

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, a partir desta terça-feira, 27, a mostra “Entre cores e texturas”, da artista plástica Adélia Sena. Explorando o encontro entre tonalidades e aspectos visuais, a artista traz aos visitantes a possibilidade de se encantarem com as belezas, a intensidade e a pluralidade de percepções que surgem através da arte abstrata. A abertura acontece às 18h30. As obras seguem em exposição até 15 de março, com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

São 19 telas que representam essencialmente o estilo de Adélia. “Meu trabalho se baseia em muitas experimentações. Sou curiosa e inquieta; por isso, vivo sempre inovando em materiais e diversificando técnicas. A textura é um elemento que sempre gosto de trabalhar em minhas telas. A variedade de formas e efeitos que posso criar me encanta. É por esse motivo também que a exposição tem o título de ‘Entre cores e texturas’, que traduz realmente a essência de minhas obras. Amo texturas e amo cores.”

Paisagens oníricas, objetos com contornos diferenciados, detalhes irreverentes, os frutos nascidos na árvore da imaginação, tudo é inspiração. Trabalhos que, ao mesmo tempo, transmitem as ideias e visões da criadora e convidam a quem os aprecia a emergir suas próprias perspectivas. 

A busca por se reinventar e encontrar novos meios e materiais para expressar sua arte é uma característica constante na trajetória da artista plástica. Em “Entre cores e texturas” ela explora, por exemplo, os efeitos diferenciados de um mineral junto às telas, tintas e pinceladas. “Na presente exposição, apresento uma variedade de obras em diferentes

Nascida em Bicas, Adélia criou raízes em Juiz de Fora e permanece sendo uma força criadora, com expressiva presença nas artes plásticas da região (Foto: Divulgação)

formatos e uso de materiais pouco explorados, como a muscovita, que me encantou pelo novo visual e singularidade. Uso tintas acrílicas preferencialmente, mas também gosto de elementos naturais, muitas vezes inusitados”, destaca Adélia.

Com suas pinceladas, muitas vezes intensas, outras repletas de leveza, a artista segue explorando o universo abstrato, a multiplicidade de temas e as experimentações no campo artístico. Suas telas e traços aguçam os sentidos, transmitindo alegria, movimento, prazer e reflexão.

A artista
Nascida em Bicas (MG), Adélia Sena mudou-se para Juiz de Fora para estudar e criou raízes na cidade. A pintura, que entrou em sua vida como hobby, expandiu-se e permanece sendo uma força criadora. Ao longo de sua trajetória, a artista realizou cursos livres de textura e pintura em Juiz de Fora, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

Desenvolvendo sua arte e explorando seu talento, Adélia estabeleceu uma expressiva presença nas artes plásticas da cidade e região, realizando diversas exposições em espaços de Juiz de Fora, como por exemplo, no próprio Forum da Cultura e em outras localidades, como em Belo Horizonte e municípios da região. O gosto pela arte também levou a artista a ministrar aulas de pintura e textura sobre telas na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, onde segue atuando.

Outras informações
Forum da Cultura: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306

Fonte: UFJF

Câmara Municipal de Bicas Informa

Padrasto é suspeito de estuprar enteado de 12 anos

A mãe de um adolescente, 12 anos, denunciou o marido por estupro de vulnerável, em Tocantins (MG). O crime foi registrado na segunda-feira (26/2); no entanto, teria sido praticado no sábado (24/2). De acordo com a Polícia Militar, o adolescente relatou que essa não foi a primeira vez que teria sido abusado pelo padrasto. O suspeito, 37 anos, negou as acusações. Por não haver flagrante, ele foi liberado.

Bicas – Boletim da Dengue com um óbito em investigação

Descarte Consciente – Prefeitura de Bicas

Cadela é velada e depois enterrada no túmulo da família em MG

Labradora é velada e depois enterrada no túmulo da família em MG: ‘nem sabíamos que tínhamos esse direito’, diz tutora

Cerimônia foi realizada em Muriaé, que, até então, não havia tido um velório pet. Cadela Mel viveu 11 anos com os tutores e morreu após complicações respiratórias.

Por Luiza Sudré, g1 Zona da Mata — Muriaé
27/02/2024 05h03 Atualizado há uma hora

Labradora Mel foi velada e sepultada no último sábado (24), em Muriaé — Foto: Arquivo Pessoal

Depois de 11 anos de convivência, uma cerimônia com direito a caixão, flores naturais e emoção. Assim foi a despedida da cadelinha Mel, velada na capela do Cemitério Municipal de Muriaé.

O funeral foi organizado pelos tutores da cadela, como forma de homenagem ao animal que foi parte da família por mais de uma década. Depois da cerimônia, realizada para 10 pessoas no sábado (24), Mel foi enterrada no túmulo da família.

Muito emocionada, Valéria Envemiuti, dona da labradora, explicou ao g1 que a morte da peluda foi de repente, depois que ela retornou de um passeio e apresentou dificuldades para respirar. A cadela ainda chegou a ser levada para uma clínica e entubada, mas não resistiu. A suspeita é que Mel tenha comido algo contaminado no caminho.

Mel também teve festa de aniversário quando completou 10 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Diante da morte repentina, a família foi pega de surpresa, inclusive em como fazer o enterro. “Eu ficava pensando ‘o que vou fazer agora?”. Diante de algumas orientações, a família optou por sepultar o animal no túmulo da família.

“Não tínhamos pensado nisso e nem sabíamos que tínhamos esse direito.”

Primeiro velório pet em Muriaé

O desconhecimento da tutora deve-se à novidade da situação em Muriaé que, até então, nunca havia tido um velório pet.

O diretor dos cemitérios da cidade, Elias Antônio dos Santos, explica que foi promulgada uma lei em 2017 que autoriza o sepultamento de animais em cemitérios públicos ou privados, desde que sigam as exigências sanitárias.

Segundo Elias, a cidade tem também um cemitério com espaço determinado para pets, sem custos para os tutores.

Em Juiz de Fora, batida entre carro e trem deixa mulher gravemente ferida

Foto: Kadu Fontana/Reprodução

Após uma colisão entre um veículo e um trem, domingo (25/2), à noite, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (JK), no Bairro Benfica, em Juiz de Fora, uma motorista, 30 anos, ficou gravemente ferida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando a corporação chegou ao local, a mulher estava do lado de fora do carro, sendo socorrida pelo Samu. Ela foi transportada para o HPS, com suspeita de fratura no pé e cortes nas costas e está internada na UTI.

Dia 24/2: Dia “D” de Combate à Dengue, Zica e Chikungunya

Dia “D” de Combate à Dengue, Zica e Chikungunya.
A Administração 2021-2024, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio dos ACS, ACE, Defesa Civil e Fiscal de Posturas estão atuando na limpeza de quintais, orientações e bloqueio para o combate à dengue.
Se cada um fizer a sua parte, vamos vencer essa epidemia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo – Ilha de Marajó: menina de 11 anos morre após sequestro e abuso sexual

Exclusivo! @roberto_cabrini_jornalista foi à Ilha de Marajó, no Pará, acompanhar as denúncias dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes na região. O jornalista mostra o caso de uma menina, de 11 anos, que foi assassinada em junho de 2022 após ser vítima de sequestro e abuso, na cidade de Anajás. A mãe da garota, em entrevista ao #DomingoEspetacular, se emociona ao descrever o crime.