A sorte de Bicas
Escrito por Antônio Santa Cruz Calvário
(Tonico da Dona Minervina)
Sabemos que as Estradas de Ferro tiveram importante papel histórico na formação e desenvolvimento de certas regiões. É importante enfatizar que a Ferrovia promoveu um desenvolvimento econômico na região, contribuindo para facilitar o transporte da produção cafeeira, leiteira, pecuária e passageiros.
A história do trem de ferro em nossa região começou no ano de 1879, quando o engenheiro encarregado da obra e de colocação dos trilhos foi o Dr. Pedro Betim Paes Leme, o nome da Estrada de Ferro era União Mineira, que, em 1898, por dificuldades econômicas e falta de pagamento aos credores Ingleses, a The Leopoldina Railway encampou a citada Ferrovia.
A sorte de Bicas
O projeto original da Ferrovia previa que os trilhos deveriam partir do Povoado de Santa Helena, seguir em direção a cidade de Guarará e de lá para Rochedo de Minas; mas, tendo em vista que um grande fazendeiro do município de Guarará, que nem com uma boa indenização, permitiu a colocação dos trilhos em sua propriedade.
Dessa forma, o engenheiro não teve outra alternativa a não ser alterar o projeto, e de Santa Helena desviou o trajeto em direção ao Arraial das Taboas (Bicas), seguindo para Rochedo de Minas.
Essa alteração no projeto original acarretou aumento na quilometragem e nos custos da obra, mas foi a única saída. Não fosse a atitude do referido fazendeiro, hoje Bicas não seria essa cidade bonita e desenvolvida, e sim um pequeno Distrito de Guarará.
Fonte: Informações de um Sr. idoso estudioso e apaixonado por ferrovias