A importância da advocacia preventiva

Nunca tivemos dúvidas quanto a importância da advocacia preventiva, tanto que me dedico a ela há 35 anos, auxiliando no crescimento de pequenas, médias e grandes empresas, criando soluções e as protegendo dos entraves do dia a dia, comuns no cotidiano de toda corporação brasileira.

Como escreveu Chris Robson, em seu livro – A Mente de um Empreendedor -, “tenha uma boa assessoria jurídica, pois isso poderá poupar-lhe muito dinheiro e determinar se você continuará ou não no negócio”.

E por qual razão sua empresa deve contratar a advocacia preventiva?

Algumas empresas e empresários se veem encurralados quando são intimados por um oficial de justiça e se dão conta que estão sendo acionadas judicialmente. Quem já passou por isso, sabe como é frustrante e em alguns casos desesperador.

A verdade é que o dia a dia de um empresário, principalmente, o pequeno e o médio, transforma-se em uma verdadeira maratona. Muitos acumulam diversas funções e inevitavelmente adiam a contratação de uma consultoria jurídica, por falta de tempo, por acreditar que esse é um custo e não um investimento, por não se darem conta de como isso é vital para o crescimento saudável do seu negócio.

Resultado? Acabam perdendo dezenas, em alguns casos, milhares de reais, simplesmente por não se precaverem com medidas simples, que poderiam ter evitado uma série de problemas, e o pior, que geram uma grande perda financeira e um gigantesco problema emocional. A advocacia preventiva para empresas surge como uma solução para diversos problemas, otimizando a rotina do empresário.

A resposta para a indagação acima, divide-se em cinco pontos primordiais:

1 – Redução nas perdas financeiras: um dos principais diferenciais para pequenas e médias empresas é que com as medidas preventivas tomadas, os resultados acabam sendo demonstrados, através de números, seja com a redução de ações trabalhistas, efetividade nas cobranças, revisões e renegociações de contratos e muitas outras tarefas exercidas por profissionais especializados. Qual Empresa não anseia por um setor jurídico eficiente a disposição para estar na linha de frente guerreando por seus interesses?

2 – Controle de custos: com a contratação da advocacia preventiva, é possível calcular o investimento mensal necessário. Em muitos casos, são cobrados valores durante todo ano que sequer alcançariam o valor de uma consultoria ou de uma defesa em um processo trabalhista.

3 – Proteção patrimonial da empresa: da mesma forma, a consultoria consegue elaborar planos e emitir pareceres verbais e/ou por escrito que protegem o patrimônio da Empresa. Menos gastos, menos custos, mais investimento e consequentemente mais crescimento.

4 – Menos desgaste emocional: com menos problemas surgindo, menores serão as chances de os problemas surgirem e o melhor, a empresa terá a representação de advogados sem que para isso tenha que desembolsar valores.

5 – Melhor organização empresarial: com menos questões a se preocupar e com maior segurança no desenvolvimento nos negócios, a empresa consegue reorganizar setores e funcionários para funções que realmente venham gerar lucro para Empresa.

Bem, amigos, encerramos por aqui esta breve análise. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, para uma consultoria jurídica, fale conosco. Por e-mail: marcoaureliomatos@mmsolucoesjuridicas.com.br, por telefone: 32-3271-3636 ou  32-99937.8397.

Um forte abraço!