A era das profissões estranhas

O mundo está em constante mudança. Dia após dia criamos necessidades diferentes que automaticamente necessitam de uma nova gama de suportes para sua manutenção. O que seria dos mecânicos se a revolução industrial do século XVIII não tivesse ocorrido? Ou mesmo dos apresentadores de televisão se tal veículo comunicativo não fosse inventado? Somos uma metamorfose, e assim como tal, nos reinventamos em cada nova geração. Hoje talvez estejamos vivendo a era das profissões estranhas. Se assim não o são, o que serão então?

Num momento histórico em que tudo está ao nosso alcance de forma muito mais fácil, as pessoas deixaram de simplesmente assistir caladas ao que lhes era exposto e passaram a fazer parte do cenário vanguardista. Com isso, milhares saíram da frente das telas e migraram para o outro lado. Surgia a profissão de Youtuber. E por mais estranho que isso possa parecer, a iniciativa foi aprovada e um número cada vez maior de youtubers surge a cada dia.

Não satisfeitos com a designação anteriormente citada, alguns outros se declaram “influenciadores digitais”. O problema consiste em que tipo de influência essas pessoas estão empenhadas em desenvolver. Sempre existirão boas e más influências, e cabe a nós saber discerni-las, optando pelas que mais nos simpatizam. Tais profissões nada mais são do que uma versão moderna do que tantos escritores fizeram no passado ao lançarem suas obras literárias e influenciarem gerações com sua forma de pensamento. No entanto, salvo raras e boas exceções, muitos dos influenciadores atuais estão mais preocupados com visibilidade e número de “curtidas”, deixando de lado o preparo para ser de fato uma boa influência.

Não tardará para vermos a extinção de alguns profissionais ao longo dos próximos anos. Com algoritmos computacionais cada vez mais elaborados, estamos sendo substituídos gradualmente por aplicativos e sistemas sofisticados que automatizam inúmeras funções cotidianas e acabam por suprir a necessidade de um profissional para desempenhá-las. Com isso, emergirá uma nova geração de profissões, as quais promoverão uma verdadeira revolução na história da humanidade.

Opiniões à parte, o ser humano provavelmente manterá o seu papel relevante nas questões essenciais. No entanto, tal papel será modificado. Transformações quase sempre desagradam muita gente; todavia, são essenciais para que o ciclo evolutivo permaneça em ascensão. Mudar faz parte da existência. E estar preparado para as mudanças é condição básica para não ser atingido por elas de maneira negativa.