Violonista João Paulo Lanini lança Ato, primeiro EP autoral

João Paulo Lanini: Foto Marina Costa

O lançamento reúne quatro faixas autorais

O violonista mineiro João Paulo Lanini faz sua estreia como compositor e lança nesta sexta, 25/10, o EP Ato reunindo quatro faixas autorais e inéditas que podem ser ouvidas em todas as plataformas de streaming de música.

João Paulo tem mais de 20 anos de atuação musical acompanhando variados artistas de Juiz de Fora e região ao longo dos anos. O destaque é a cantora, compositora e multi-instrumentista Alessandra Crispin com quem tem uma parceria de longa data: os dois formam o duo Dois Sabiás e fazem apresentações frequentes na cidade e João Paulo é, ainda, o codiretor musical de O Peso da Pele, último álbum lançado pela artista.

Depois de uma trajetória intensa como musicista, tocando violão e guitarra e também atuando como arranjador, produtor e diretor musical, João Paulo inicia a sua história como compositor. Na verdade, a sua relação com a composição é quase tão longa quanto a sua relação com a música, mas é só agora que ele assume esse papel e compartilha com o público as suas produções.

Os lançamentos começaram em julho com a faixa Nascente e se seguiram com os singles Um Lugar e O Carretel. Estas músicas foram compostas alguns anos atrás em um momento de transição na vida dele e, agora, elas foram as escolhidas para marcar a atual transição na carreira. O EP ainda reúne a faixa inédita Depois do Fim.

Importante ressaltar que esta mudança na atuação profissional foi bem recebida pelo público e o artista já contabiliza bons resultados no Spotify. Atualmente, ele possui quase 10 mil ouvintes mensais e a faixa Nascente passa de 15 mil plays. Considerando que estamos falando de lançamentos instrumentais e feitos de forma independente, são números importantes.

“Minha relação com a composição é muito antiga, mas somente agora revelada, e a música instrumental me possibilita um exercício de metáfora em que, a cada escuta, posso atribuir diferentes significados a uma mesma melodia. Compor me permite não apenas criar, mas me expressar naquilo que, de alguma forma, ainda não foi dito. É um processo vivo: flui de uma Nascente que me alimenta, vai e volta dentro de mim, feito O Carretel, até que a linha se solta e ele vá para longe, Um Lugar ainda desconhecido, mas desejado. E, Depois do Fim, o que quero é seguir compondo, compartilhando e criando laços a partir desse Ato”, afirma o artista.

Em 2011, João lançou o álbum Alma das Andorinhas, reunindo 11 releituras instrumentais que fez de músicas do compositor João Cabete. Este trabalho foi coproduzido por Emmerson Nogueira e contou com as participações do pianista Guilherme Veroneze e do cantor Denis Soares. As faixas foram captadas, mixadas e masterizadas por Nando Costa, engenheiro de áudio juizforano radicado em Los Angeles (USA).

Para o lançamento de Ato, novamente, João Paulo conta com a mixagem e masterização de Nando Costa. A coordenação de lançamento e a comunicação são da produtora Eliza Granadeiro.

CANAIS DO ARTISTA

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7a5IJijrXgqtcOaG0AfGnG?si=3NzL5m5ITH6fxTdmMxk1EA

Ouça o EP Atohttps://sym.ffm.to/ato

Instagram: https://www.instagram.com/joaopaulolanini/

SERVIÇO

EVENTO: LANÇAMENTO EP ATO DE JOÃO PAULO LANINI

Em todas as plataformas de streaming de música

Data: Sexta, 25 de outubro de 2024

Assessoria de imprensa: Eliza Granadeiro (Sinfônica)

Contato: sinfonicaproducoes@gmail.com/ (32) 99127-0534