Vídeo | Carro desgovernado faz 10 vítimas na Avenida Rio Branco
Samu confirmou oito pessoas atropeladas e outras duas que precisaram de atendimento médico
Tribuna de Minas – Por Mariana Floriano e Sandra Zanella
09/08/2024 às 14h37- Atualizada 09/08/2024 às 18h56
Dez pessoas foram vítimas de um acidente que parou o Centro de Juiz de Fora na tarde de sexta-feira (9). Um carro desgovernado avançou o sinal vermelho e atingiu pedestres que esperavam para atravessar na faixa em frente ao Parque Halfeld, por volta das 14h. Oito pessoas foram atropeladas, dentre elas uma gestante. Outras duas também precisaram de atendimento médico em decorrência da situação.
O carro era conduzido por um homem mais velho, cuja idade não foi informada. Ele seguia sentido Centro x Bom Pastor. Conforme o Samu, das vítimas atropeladas, tratam-se de: uma mulher de 23 anos, que teve múltiplas lesões na perna; uma mulher de 48 anos, que estava estável e foi encaminhada ao HPS; uma gestante, cuja idade não foi divulgada, que teve um hematoma na cabeça; uma adolescente de 16 anos, diagnosticada com uma lesão no tornozelo direito; outra mulher de 23 anos, que teve uma possível fratura do braço esquerdo; uma mulher de 43 anos, com possível fratura na costela; um homem de 55 anos que foi encaminhado ao HPS e uma idosa de 65 anos, também levada ao HPS.
O adolescente de 12 anos estava acompanhando a mãe, de 43, que foi atropelada. Ele chegou a ser atendido, mas liberado. A mãe da adolescente de 16 anos, uma mulher de 41 anos, passou mal e também foi encaminhada ao hospital.
Conforme a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nenhuma das vítimas corria risco de vida até as 19h de sexta-feira, quando esta matéria foi atualizada.
Além do HPS, quatro das vítimas foram para o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). A gestante, por ter plano de saúde, foi internada no Hospital Monte Sinai. Não há mais detalhes sobre o quadro da vítima.
Motorista teria dito que pé agarrou no acelerador
Segundo o sargento da Polícia Militar, Wastein Silva Damasceno, o condutor é motorista de aplicativo e estava seguindo pela Rio Branco. “No momento, ele foi tentar encostar no ponto do Parque Halfeld, mas falou que o pé dele agarrou no acelerador e não conseguiu parar o veículo, atropelando as pessoas.”
Ainda conforme a polícia, as documentações do motorista e do automóvel estão em dia. Apesar de o condutor não ter apresentado sinais de embriaguez, ele será submetido ao teste de etilômetro, conforme o sargento.
A Tribuna questionou a Polícia Civil acerca de uma possível abertura de inquérito para investigação do acidente, a polícia, no entanto, não tinha informações da ocorrência até a noite de sexta-feira.
O trânsito chegou a ficar interditado por cerca de uma hora até a retirada do veículo do local.
Testemunhas relatam como foi o acidente
Uma mulher que presenciou o atropelamento contou o que viu: “Eu ia atravessar no Parque Halfeld quando, de repente, veio um carro desgovernado atropelando todo mundo, pessoas que estavam no passeio também. Acho que foram umas seis.”
Ainda segundo ela, uma grávida está entre os feridos. “Ela foi tirada debaixo do carro com a cabeça toda ensanguentada e ficou deitada de lado.” A testemunha ainda cita criança e idoso entre as vítimas. “Umas pessoas foram colocadas no canteiro, uma com fratura exposta.”
Um vendedor ambulante que trabalha na região acredita que o motorista possa ter passado mal ao volante. “O carro estava parado, de repente subiu na calçada, atropelou as pessoas e parou. Era um senhor, no mínimo passou mal. Ou por ser carro automático, pode ter pisado errado”, acredita. Ele disse que seis pessoas teriam sido atingidas e que o condutor aguardou o socorro no local.
Uma motorista que estava na Rio Branco teve seu automóvel batido durante o atropelamento. “Eu estava parada, o sinal estava vermelho para mim. Primeiro, escutei as pessoas gritando, porque o carro já estava em cima do passeio. Houve uma colisão, fez um barulho, e senti meu veículo ser atingido. Arrancou o retrovisor direito.” Ela permaneceu no local aguardando a perícia e os demais profissionais para as medidas cabíveis.
Trânsito
Por volta das 15h30, a pista sentido Centro x Bom Pastor continuava totalmente interditada. Os carros que seguem pela Avenida Rio Branco sentido Manoel Honório x Centro antes do trecho do acidente são orientados a desviar o trajeto pela Rua São Sebastião.
Já o tráfego sentido Bom Pastor x Centro flui normalmente, assim como os ônibus, na faixa exclusiva da Avenida Rio Branco.
Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora, a orientação é para que motoristas busquem rotas alternativas, já que a pista ainda estava fechada por volta das 15h para realização de perícia, atendimento às vítimas e outros procedimentos.