Vereadores, prefeita e vice serão diplomados nesta quinta-feira, 19/12, às 19h

· Diplomação é conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse

Os 23 vereadores – eleitos e reeleitos – para a Legislatura 2025-2028, a prefeita reeleita Margarida Salomão (PT) e o vice-prefeito eleito Marcelo Detoni (PSB) serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A diplomação está marcada para a próxima quinta-feira, 19, às 19h, no Cine-Theatro Central, com transmissão ao vivo pela JFTV, canal 35.1.

A Câmara será formada a partir de janeiro de 2025 por 23 vereadores, sendo 15 parlamentares reeleitos, seis novos nomes e dois ex-vereadores que retornam para mais um mandato. Pela primeira vez, Juiz de Fora elegeu cinco mulheres para o cargo legislativo. Confira os 23 vereadores que serão diplomados para a Legislatura 2025-2028:

André Luiz (REPUBLICANOS) 

André Luiz foi reeleito para o seu segundo mandato com 3.525 votos e atua como defensor dos valores cristãos e da família. Casado há 29 anos com Márcia Vieira e pai de Ana Clara, é formado em gestão pública e palestrante nas áreas de orçamento público, prevenção às drogas e direitos das crianças e adolescentes, um dos principais pontos de seu mandato. Tem como objetivo fortalecer as instituições que apoiam dependentes químicos, ampliar o suporte às organizações que atuam na saúde e promover a inclusão em Juiz de Fora.

André Mariano (PL) 

Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, André Mariano retorna à Câmara para seu terceiro mandato com 3.465 votos. Em seus mandatos anteriores como vereador, André trabalhou pelo fortalecimento das tradições cristãs, defendendo pautas conservadoras. Na pandemia (2020), criou o projeto de lei que considera celebrações religiosas como atividade essencial no município. Empenha-se também em campanhas de prevenção ao suicídio e no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. É filiado ao PL.

Cida Oliveira (PT) 

Cida Oliveira foi reeleita vereadora com 5.884 votos pelo PT. É professora de geografia, formada pela UFJF. Seu mandato é um ponto de apoio para organização da luta da classe trabalhadora. Defende políticas públicas de fomento a educação, ampliação das vagas em creches municipais, implantação do tempo integral nas escolas e  inclusão dos alunos com deficiência nas salas de aula. Apoia ainda lutas em defesa do meio ambiente, do acesso a cultura, aos direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIAPN+ e a pauta antirracista.

Cido Reis (PCdoB) 

Eleito com 5.512 votos para o quarto mandato pelo PCdoB, é um vereador atuante ao defender pautas de interesse das comunidades; Seu foco é a saúde pública e a educação de qualidade, principalmente na Zona Norte. Direcionou recursos para a abertura do Centro de Especialidades em Benfica, para educação, reformas de praças, hospitais, finalização de obras e iluminação pública. Lutou pela conclusão da drenagem na Várzea de Benfica e pela abertura da creche em Nova Benfica. É autor de várias leis que beneficiam a população.

Dr. Antonio Aguiar (UNIÃO) 

Reeleito para o quarto mandato com 4.296 votos, Dr. Antônio Aguiar é médico pediatra com um trabalho em prol de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down. Servidor público municipal aposentado, sua atuação como vereador busca mais investimentos para uma saúde pública de qualidade em Juiz de Fora. É conhecido como o autor da lei que regulamentou o Cordão de Girassol na cidade. Filiado ao União Brasil, Dr. Antônio também é responsável pela norma que cria a Cartilha do Autismo nas escolas.

Dr. Marcelo Condé (AVANTE)  

Dr. Marcelo Condé, filiado ao Avante, é médico ginecologista e obstetra e é o primeiro vereador eleito pelo Avante em JF, com 2.346 votos. Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), já atuou e atua em diversos hospitais da cidade, principalmente na Santa Casa de Misericórdia. Além disso, permanece com os atendimentos no consultório. Pai de quatro filhos e vindo de uma família com seis irmãos, a família sempre foi motivadora da sua caminhada profissional e política. Focará seus esforços parlamentares na defesa da saúde das mulheres.

Fiote (PDT) 

Líder comunitário do Bairro Santo Antônio com trabalho focado na região Sudeste, Fiote foi eleito para seu primeiro mandato. Entre suas pautas, está a luta por melhor infraestrutura nos bairros, melhoria na saúde primária e o incentivo ao esporte – por melhores condições das quadras e campos de várzea de Juiz de Fora. Foi escolhido para ser vereador por 2.530 eleitores juiz-foranos, ocupando a segunda cadeira do PDT na Câmara nesta Legislatura. O vereador também conta com grande experiência no serviço público.

João do Joaninho (PSB) 

João do Joaninho retorna à Câmara Municipal para seu 4º mandato como vereador, tendo recebido 3.036 votos pelo PSB. O vereador tem o trabalho reconhecido na melhoria da infraestrutura dos bairros, nos postos de saúde, escolas e creches. Atuou por extensões de rede de água, esgoto e energia em vários bairros. João é da Zona Rural de JF, e também apoiará essa parte na cidade e a produção rural em seu próximo mandato. Buscará trabalhar por mais investimentos na saúde pública e assistência social aos mais necessitados.

João Wagner Antoniol (MDB) 

O militar reformado João Wagner Antoniol foi eleito para seu 2º mandato pelo MDB com 3.652 votos. Sua prioridade é fortalecer a rede de assistência aos pacientes oncológicos e os projetos sociais e comunitários voltados para educação e saúde. Antoniol tem grande experiência pública: já foi presidente da associação de moradores do Bairro N. Sª. de Lourdes, diretor do Saúde Servidor e do Cemitério Municipal. Reconhecido por seu dinamismo e trabalho de excelência, acredita que a política deve ser feita para o bem comum.

Julinho Rossignoli (PP) 

Juiz-forano, é casado com Alexsandra, pai de Igor e Ana Carolina e avô de Julia. Sua participação na política começou na vivência familiar, observando o legado de sua mãe, a ex-vereadora Ana do Padre Frederico, na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas idosas. Trabalhou por 30 anos como policial militar e há 12 atua no projeto social voltado à saúde da população iniciado no Bairro Progresso e ampliado a muitos outros bairros de Juiz de Fora. Foi reeleito com 5.672 votos pelo PP.

Juraci Scheffer (PT)  

Líder da bancada do PT na Câmara, Juraci foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo com 5.353 votos. Juraci é empresário e formado em direito, com especialização em gestão pública. Durante o mandato, trabalhou por melhorias na Zona Oeste (Cidade Alta), como a municipalização da BR-440, no trecho conhecido como Via São Pedro e a liberação da Rua José Lourenço. Como presidente da CMJF no biênio 2021-2022, reformou o Palácio Barbosa Lima, investiu em infraestrutura e criou o plano de carreira dos servidores.

Laiz Perrut (PT) 

Professora de história, a vereadora ocupa pela segunda vez uma cadeira no Legislativo Municipal. Reeleita pelo Partido dos Trabalhadores com 4.809 votos, Laiz Perrut busca participação popular e acredita na transformação por meio da educação e da cultura. Entre as pautas defendidas pela vereadora, estão primordialmente os direitos das mulheres, o acesso livre à alimentação agroecológica de qualidade, a promoção da igualdade étnico-racial, e a garantia do respeito à diversidade sexual entre a população.

Letícia Delgado (PT) 

Letícia é professora, advogada e doutora em segurança pública. Atuou como secretária de Segurança Urbana e Cidadania da prefeita Margarida Salomão (PT). Foi eleita vereadora pela primeira vez com 3.770 votos. Em sua passagem pelo Executivo, trabalhou pela reestruturação da Guarda Municipal, discutindo a segurança pública de forma intersetorial, promovendo a ideia da “segurança como um direito social”. Além disso, trabalhou na sistematização de dados sobre a violência no município e na implementação de projetos contra o bullying e racismo nas escolas.

Marlon Siqueira (MDB) 

Marlon é advogado e administrador, e foi reeleito como o 3.955 votos pelo MDB. É ativo em diversas áreas, como a causa animal, a justiça tributária, a Zona Rural, e a geração de emprego e renda. Participou de vitórias importantes, como a criação da Feira Noturna, a implantação do Castramóvel em JF, a reforma do Grupo Central, a redução de 40% de imposto (ISS) para autônomos, dos novos Parcãos, e a criação de 5 novos distritos rurais. Já atuou como diretor-geral do Demlurb e secretário de Agropecuária e Abastecimento.

Maurício Delgado (REDE) 

Maurício Delgado é filiado à Rede e assume seu segundo mandato como vereador, reeleito com o apoio de 5.453 votos. O parlamentar é reconhecido por trabalhar pela redução das desigualdades sociais e na promoção do esporte como uma importante ferramenta de inclusão para jovens. Maurício também busca liderar projetos voltados à acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência, buscando garantir uma cidade mais inclusiva e acessível para todos. Em sua atuação, preza pelo trabalho fiscalizador do parlamentar.

Negro Bússola (PV) 

Filiado ao PV, Negro Bússola atua há mais de 30 anos como empreendedor social, produtor cultural e gestor de recursos humanos. Com grande trabalho na Zona Sul da cidade, foi eleito para seu primeiro mandato, e tem como principais bandeiras a luta pela inclusão social e pelos direitos coletivos. É presidente fundador da Casa de Cultura Evailton Vilela, no Santa Efigênia, instituição com trabalhos de fomento ao empreendedorismo, culturais, esportivos e tecnológicos nas periferias, além de assistência psicológica e social.

Pardal (UNIÃO) 

Reeleito para o quinto mandato com 4.282 votos, hoje aposentado, Pardal trabalhou por 39 anos na Prefeitura de Juiz de Fora. Foi autor de projetos importantes, como o direito ao reconhecimento da paternidade de crianças e adolescentes; a inserção de conteúdos sobre a obesidade no currículo escolar; a proibição de assédio pessoal em logradouro público com o fim de contratação de empréstimos e cartão de crédito; regularização de imóveis; e incentivou ainda a criação da Guarda Municipal e benefícios a servidores públicos.

Protetora Kátia Franco (PSB) 

Kátia Franco foi reeleita com 3.778 votos para o seu 2º mandato pelo PSB. Preocupada com os interesses de todos os animais, a vereadora ressalta a importância de o Poder Público atuar na causa. Seu mandato tem o compromisso de apoiar protetores independentes, ONGs e entidades que os auxiliam. Trabalha pelo atendimento público veterinário, regras para posse responsável, registro e identificação de animais domésticos e controle populacional dos animais. Também atua pelo esporte, principalmente, artes marciais.

Roberta Lopes (PL) Coordenadora do Movimento Direita Minas em JF, Roberta foi eleita com 7.924 votos pelo PL – a 2ª em maior número de votos, a mulher mais votada e a única conservadora declarada. Iniciou na política em 2012, coordenando o grupo Mães pela Escola sem Partido em MG. Defende a saúde, as causas das PcD e com doenças raras, a educação, a família, o resgate dos valores cristãos, os profissionais da segurança e o empreendedorismo. É jornalista, cristã, casada, mãe de dois filhos e atuou por seis anos como assessora parlamentar estadual e federal.

Sargento Mello Casal (PL) 

Policial militar da reserva filiado ao PL, Sargento Mello Casal foi escolhido por 7.590 pessoas para o terceiro mandato. Trabalha voltado principalmente para a segurança pública. Criou a Semana Municipal de Segurança Pública, trabalhou para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública, além de focar nas áreas de saúde e habitação. No esporte, ajudou a promover a atualização da lei de criação do Conselho Municipal de Desportos. Ele também é atuante no papel de fiscalizador e prima pela transparência do Poder Público.

Tiago Bonecão (PSD) 

Eleito com 5.798 votos pelo PSD, Tiago Bonecão sempre morou no Bairro Santa Cândida. Graduado em administração, foi o mais jovem diretor operacional do Demlurb. Entre suas principais ações, estão o projeto Bolsa Atleta, a UBS do São Benedito e um investimento de R$ 2,5 milhões em equipamentos para hemodiálises na Maternidade Therezinha de Jesus. Iniciou projetos sociais que ajudaram a tirar mais de 600 crianças das ruas. Trabalha por parcerias público-privadas que contribuam para ações sociais e ressocialização.

Vitinho (PSB) 

Reconhecido pelo seu trabalho de resgates e tratamento de animais, Vitinho foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro com 14.879 votos, a votação mais expressiva da história de Juiz de Fora para vereador. É morador do Bairro Bandeirantes, na Zona Nordeste, por onde também possui grande atuação comunitária. Buscará atuar pela causa animal: na esterilização segura de animais, por resgates mais humanizados, campanhas de adoção e combate aos maus-tratos. O vereador também tem larga experiência no setor público.

 Zé Márcio-Garotinho (PDT) 

Presidente da Câmara no biênio 2023-2024, é engenheiro civil formado pela UFJF e servidor público municipal. Filiado ao PDT, Zé Márcio foi reeleito para seu quarto mandato com 5.643 votos. Garotinho é especialista em legislação urbana, e se destaca por ter criado normas que buscam atender às necessidades contemporâneas da cidade em diversas áreas, do urbanismo ao meio ambiente, e teve grande atuação na revisão do Plano Diretor de nossa cidade. Morador do Bairro Marumbi, também tem forte atuação comunitária pela região Leste.

Executivo

Prefeita

Margarida Salomão (PT) 

Professora universitária de linguística, por duas vezes reitora da UFJF, foi a primeira mulher a eleger-se prefeita e deputada federal por Juiz de Fora (em três mandatos consecutivos). Foi reeleita em 2024, primeira eleição em primeiro turno desde a redemocratização. Como reitora, implantou na UFJF as cotas sociais e raciais – oito anos antes da lei nacional. Como prefeita, reabriu o Museu Mariano Procópio, inaugurou o ginásio municipal, zerou a fila para as creches e ampliou o funcionamento de todas as UBSs da área urbana.

Vice-prefeito

Marcelo Detoni (PSB) 

Marcelo Detoni é empresário e produtor rural. Disputando seu primeiro cargo eletivo, foi eleito vice-prefeito de Juiz de Fora pelo Partido Socialista Brasileiro. É reconhecido no meio empresarial, em que atua como diretor da empresa Fripai Alimentos. Tem ainda experiência no setor público, como secretário de Agropecuária e Abastecimento. Detoni também participa de diversas entidades filantrópicas, e atuou como vice-presidente do Abrigo Santa Helena, uma entidade sem fins lucrativos que cuida de pessoas idosas.

Assessoria de Imprensa – 3313-4734