Uma volta no tempo XXIV

Dendicasa, na-cama-que-é-lugar-quente, folheando, achei um pouco da trajetória de mais um homem que muito colaborou com a cultura e a filantropia de Bicas. A nota foi publicada originalmente na Coluna do Zé Arnaldo, na internet, em 16/02/2003

José Anselmo dos Santos

Nasceu em 31/05/1903, em Alvinópolis, mas passou a infância e juventude em Dom Silvério – MG -, cidade que considerou sua terra natal. Após o serviço militar, veio para Bicas onde morou o resto da vida.

Casou-se com Maria Gomes de Oliveira Santos, com quem teve cinco filhos e seis netos.

Adotou e amou Bicas, nela realizando seus sonhos. Músico, fez parte da Banda Musical durante muitos anos. Como pistonista, animou grandes bailes e festas na região.

Em 1959, presidiu pela primeira vez a Sociedade São Vicente de Paulo, sendo reeleito por vários mandatos. Em sua gestão, juntamente com outros confrades e consócios, construiu a sede da entidade, inaugurada em 12/02/1978. Em 1982, afastou-se para tratamento de saúde. Em 1983, recebeu da diretoria da SSVP o título de Presidente de Honra e Confrade Honorário.

Viveu os longos anos de sua vida dedicando-se aos mais carentes, como um exemplar vicentino. Amou e serviu com humildade seus irmãos.

Das mãos do vereador, autor do projeto e presidente da Câmara, José Messias Schettino, recebeu o Título de Cidadão Biquense.

Fonte: I Feira Cultural do extinto Colégio São José / Bicas