Uma volta no tempo XVIII

Em casa, de bobeira e tal… Encontrei um resumo da história de mais um grande homem que ajudou no desenvolvimento econômico de Bicas. A parada foi publicada originalmente na Coluna do Zé Arnaldo, na internet, em 08/12/2002 

Francisco Dutra Martins

Conhecido em nossa cidade como Chiquinho da Padaria. Nasceu em 14 de março de 1914, em Matias Barbosa. A infância foi destacada pela família numerosa, o sítio de seu pai, a escola rural e o seu primeiro contato com o comércio, como empregado, aos 11 anos.

Já rapaz, serve ao exército e, posteriormente, identificando-se com a missão de servir, frequenta o primeiro curso que o levou à profissão de padeiro. Nas horas vagas, sempre procurou se instruir e atualizar-se através de boas leituras, adquirindo uma grande cultura geral.

Em 1944, compra a Padaria Nova. Em 1945, forma-se uma nova família, quando Chiquinho e Graciete casam-se e têm cinco filhos: Conceição, Antônio Norberto, Francisco, Eliane e José. Sua vida então estava circunscrita ao ambiente familiar, como dedicado marido, pai e verdadeiro panificador que foi. O auxílio constante da esposa no comércio ajudou-o a prosperar.

Nos anos 50, como proprietário da Fábrica de Bolas Stela, deu oportunidade de trabalho a 60 pessoas. Na Padaria Nova Ltda, nos anos 70, chegou a criar 25 empregos. Contribuiu muito com o desenvolvimento da cidade, em anos passados, através do comércio. Mudou-se para Juiz de Fora em 1982, por motivo de doença e faleceu em 22/12/1996.

Fonte: I Fórum Cultural do extinto Colégio São José