Uma volta no tempo XVII
Em casa, de bobeira e tal… Encontrei a trajetória de mais um grande homem que prestou relevantes serviços à comunidade biquense. O lance foi publicado originalmente na Coluna do Zé Arnaldo, na internet, em 17/11/2002
Eurico Pôssas Araújo
Eurico Pôssas Araújo, nascido em 11/11/1917, em Carandaí – MG, era farmacêutico graduado pela Faculdade de Odontologia e Farmácia da Universidade de Minas Gerais, em 13/12/1937. Em 1938, adquiriu a Farmácia Popular, em Bicas, onde passou a exercer sua atividade profissional, até junho de 1973, quando se aposentou.
Na década de 40, iniciou atividade no campo das análises clínicas, fundando o primeiro laboratório de nossa cidade, onde também criou o primeiro serviço de transfusão de sangue e oxigênio. Foi laboratorista do Posto de Higiene Estadual, em Bicas, por mais de 30 anos, aposentando-se no cargo.
Em 1968, fez curso de pós-graduação em hematologia, na Faculdade de Farmácia e Odontologia da UFJF. Em 1975, recebeu o título de “Especialista em Análises Clínicas”, concedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
Em 1979, obteve o certificado do Curso de Atualização em Ciências Farmacêuticas, ministrado pela Sociedade de Farmácia e Bioquímica de Juiz de Fora.
Era membro efetivo da “Associação Brasileira de Farmacêuticos” e da “Sociedade Brasileira de Análises Clínicas”, exercendo, por mais de 40 anos, atividades profissionais no Hospital São José de Bicas.
Foi casado com Iná Machado Araújo, de tradicional família da vizinha cidade de Maripá, cujo coração transborda de amor ao próximo e, somado à generosidade de Dr. Eurico, ajudaram inúmeras famílias de nossa comunidade biquense.
Dr. Eurico faleceu em 08/10/1997 e foi sepultado na sua querida cidade de Bicas.