Uma volta no tempo XIII
Em casa, de bobeira, o jeito é dar uma volta no tempo e relembrar a Coluna do Zé Arnaldo, na internet… Na fita da vez, uma nota publicada em 04/08/2002…
Marly Renault
Pesquei um artigo publicado num jornal de Poços de Caldas-MG sobre o trabalho da artista plástica Marly Renault Adib Bitencourt. Saca só:
A artista plástica, Marly Renault Adib Bitencourt, além de produzir telas sobre os mais variados materiais, também produz pinturas sobre pedras.
Marly Renault assegura que a realização do seu trabalho em pedras é muito lento e necessita de muita criatividade porque, em primeiro lugar, deve procurar pedras cujos formatos lhe sugerem formas que podem ganhar vida através da sua pintura, sendo que uma das peças mais criativas é uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Uma outra pedra, de formato triangular, traz, em uma de suas faces, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e, na outra, Jesus Cristo em oração.
A artista recolhe as pedras em São Tomé das Letras, além de rios e outros pontos da região de Poços de Caldas.
Marly assinala que sempre viu formas em árvores, montanhas ou em coisas simples, principalmente, quando há a incidência de luzes formando sombras. A artista explica que grande parte de sua sensibilidade vem da formação pedagógica voltada para crianças.
Ela é natural de Juiz de Fora, mas está em Poços de Caldas, há cerca de 25 anos, onde foi professora da CEMADA, órgão municipal que leciona para crianças com dificuldades de aprendizagem.
Parte de sua infância foi na cidade de Bicas, na Zona da Mata, onde estudou na Escola Primária IV de Novembro, que explorava muito bem a arte na educação das crianças.