Uma volta no tempo XII

Em casa, de bobeira, o jeito é dar uma volta no tempo e relembrar a Coluna do Zé Arnaldo, na internet… Aí embaixo estão duas notas publicadas em 28/07/2002…

Pequeri

Na Coluna anterior dei nota sobre a mudança do nome de Pequeri, mas não sabia bem o que anotava. Assim pensando, transcrevo do jornal O Município – Coluna Cultura, Gente e Idéias – do intelectual Júlio C. Vanni, coisa mais apurada. Toma:

São Pedro do Pequery foi o topônimo do povoado que deu origem à cidade de Pequeri. Ao longo da história, o nome da vizinha cidade foi mudado várias vezes sem que o povo tivesse participação nas alterações acontecidas. Já foi São Pedro apenas, Pequery, Vila Pequeri e finalmente Pequeri. Agora um movimento popular que conta com apoio de famílias tradicionais e da família Caymmi vai agitar a comunidade com o propósito de resgatar o nome com o qual o povoado foi fundado por Marcelino Tostes, Manoel Gervázio e outros. Este colunista apóia e espera que um plebiscito venha a ser realizado na forma da lei ainda no corrente ano.

Jornal do Poste

Preciso que algum leitor me dê notícias se o Jornal do Poste, de Guarará, ainda está sendo afixado nos paus. Sei que o devezenquandário foi lançado na vizinha cidade, há mais de 15 anos, sendo patrocinado pelo advogado e jornalista Olivan Abrahim.

Quanto ao jornal, nada sei; mas sei que seu diretor e editor acima citado está preparando um livro de trovas, que certamente, vai ter essa que encontrei em meus arquivos:

Tu és o meu tesouro / De alma tão brilhante / Teu coração é de ouro / Em minha vida importante.