Uma volta no tempo VI

Em casa, de bobeira, o jeito é dar uma volta no tempo e relembrar notas da coluna… Soltando mais uma aí da Júlia Miranda, grande beata católica biquense… Data da publicação original: 28 de abril de 2002…

Júlia Miranda

Júlia Miranda foi uma mulher que dedicou sua vida, com afinco e carinho, ao templo e aos padres. Quase todos os dias comparecia lá em casa para estar com minha mãe. Admirava o asseio e a limpeza com que tratava a si e as coisas da paróquia.

Recordo-a passando as batinas. Impecável. Júlia doou sua moradia para a Igreja. Em homenagem a ela e ao fim a que foi dado a seu lar, retirei do jornal Ekos de São José o artigo abaixo.

Tudo por uma boa causa

Júlia Miranda foi uma mulher simples que viveu para amar sua Igreja, ajudar e servir. E o fez de maneira tão especial que, hoje, onde estiver, estará feliz por seu gesto de caridade ter alcançado proporções gigantescas.

A casa da Pastoral Social “Júlia Miranda” é uma realidade, e seu efetivo funcionamento confirma, com clareza, que a humildade é essencial aos grandes.

A equipe de voluntários, firmes em seus propósitos, segue com a sopa todas as segundas-feiras, sendo esse encontro uma marca de generosidade e amor. Nilda e Graça, com tanto carinho, seguem com o aprendizado de trabalhos manuais. O atendimento individual proporcionado pela dra. Márcia Arruda que, inovando, promete, agora, fazer também uma terapia de grupos. A assistente social, Elvira Godinho, com tanto empenho, vem acompanhando e encaminhando devidamente os necessitados. Um verdadeiro e árduo trabalho missionário é feito pela d. Ely, com visitas às famílias carentes. O atendimento farmacêutico, com aviamento de receitas. Catequese, com crianças e adultos. As reuniões do AA, a manutenção da horta e outros serviços estão sob a coordenação do Chico Capoteiro. Tantos caminhos para grandes catequistas vêm surgindo na casa. A Pastoral da Sobriedade, em parceria com a Pastoral da Saúde e da Criança, vêm desenvolvendo seus trabalhos na comunidade.

É encaminhado a casa, também, para o cumprimento de suas penas alternativas, pessoas que erram, falham, cometem pequenos delitos. Lá, prestam serviços comunitários e buscam uma perfeita integração com todos. Contaremos, também, com a colaboração da Sra. Aparecida Durão que, com seu carisma, levará auxílio espiritual para perseverarmos sempre, com mais alegria e muito amor, na busca deste Deus maravilhoso, que nos dá coragem e disponibilidade para prosseguirmos na causa. Faz-se necessário dizer que a casa é sede do Banco da Providência, que atua com afinco na cidade.

Finalizamos, com o nosso sincero agradecimento a todos que, direta ou indiretamente, vêm colaborando para o desenvolvimento da casa. Esperamos a sua visita. Você que agora sabe um pouco mais sobre a “Casa da Júlia” e, com certeza, tem algo a oferecer àqueles que por lá passam.

Esperamos você, que tem muito para DAR e DOAR para Deus.

Venha, visite-nos simplesmente e JUNTE-SE A NÓS!

Assinado: Catequista Marta