Um causo à parte / Memórias / O Direito
O Direito
Naquele momento era bobagem pedir para a minha mãe alguma coisa… ela ficava com o ouvido colado ao rádio roendo as unhas. Seu semblante variava de acordo com a voz de cada artista…
Isabel Cristina estava no colo de Mamãe Dolores, e as duas chorando copiosamente. Dom Rafael, esbravejando, deu um soco na mesa e disse: “Da próxima vez que você facilitar o encontro de Isabel e aquele energúmeno do Albertinho Limonta, vou te mandar…”
Nisso a sintonia do rádio desapareceu. Minha mãe não conseguindo ajeitar o dial, me chamou com urgência. Quando eu consegui sintonizar, já havia acabado o capítulo… Ela nervosa, saiu resmungando: “Você não presta pra nada”. Chamou a comadre Luzia do outro lado da cerca querendo saber o que aconteceu. Luzia respondeu: “Dom Rafael vai mandar Mamãe Dolores de volta para a senzala”. Minha mãe, inconformada, queria matar Dom Rafael…
“O Direito de Nascer” foi a novela mais famosa que aconteceu nas ondas do rádio. Virou até marchinha de carnaval ( Ai, Dom Rafael, eu vi ali na esquina / O Albertinho Limonta beijando a Isabel Cristina…).
Bicas radiante!