Traficante de drogas espanhol procurado pela Interpol é preso no interior de MG
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a extradição dele para que cumprimento de pena por tráfico seja na Espanha. A prisão foi efetuada pela Polícia Federal em Rio Pomba.
Por Fellype Alberto, g1 Zona da Mata — Rio Pomba
Um traficante de drogas espanhol procurado pela Interpol foi preso nesta terça-feira (31) em uma ação da Polícia Federal (PF) em Rio Pomba (MG), na Zona da Mata mineira. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a extradição dele para que ele cumpra pena por tráfico na Espanha.
De acordo com a Polícia Federal, ele havia sido condenado a três anos de prisão pelo crime tráfico ilícito de entorpecentes no país europeu. O alerta vermelho da Interpol havia sido emitido em 1º de fevereiro de 2019 por ele se encontrar em situação de foragido da justiça espanhola.
Em 2021, a Polícia Federal descobriu que ele se encontrava no Brasil e pediu ao STF pela prisão preventiva dele. Na ocasião, a preventiva foi convertida pelo próprio STF em domiciliar, com imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Após a tramitação do processo de extradição, o STF expediu mandado de prisão contra o espanhol, que foi cumprido pela PF. Ele será entregue nos próximos dias à polícia espanhola para que, conforme requerido pela Espanha, cumpra lá a pena imposta contra ele.
O g1 solicitou à Polícia Federal o nome do traficante, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.
Condenação por tráfico
O homem morava na cidade de Valência, na Espanha, quando ocorreu um incêndio na residência dele. Na ocasião, a polícia daquele país descobriu que ali funcionava um laboratório clandestino onde era processada cocaína com a utilização de material inflamável.
O processo foi remetido à Justiça e ele foi condenado a três anos de prisão pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes.