Uma volta no tempo XXVII

SSVP

Em 23 de abril de 1833, nascia a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), em Paris, na França. Uma época em que a Igreja Católica passava por momentos difíceis e era constantemente atacada pelos materialistas, mas um jovem de 20 anos de idade, chamado Antônio Frederico Ozanan, uma pessoa de oração e defensor da fé católica, juntamente com mais 6 companheiros, reconhecem a realidade das críticas e a necessidade de imitar Jesus Cristo quando pregava o Evangelho: “Vamos aos pobres”.

E assim fundaram a Sociedade São Vicente de Paulo no seio da Igreja Católica, com espírito fraternal, para aliviar as misérias materiais e espirituais dos nossos irmãos pelo mundo, atingindo atualmente 134 países. A SSVP chega no Brasil, em dia 4 de agosto de 1872, e no Rio de Janeiro e em Bicas, no mês de outubro de 1911.

Hoje temos: o Conselho Particular de Bicas, que coordena quatro conferências dentro da cidade, uma em Guarará, três em Maripá de Minas e uma obra especial que é a “Casa do Viandante Pobre”, que acolhe nossos irmãos peregrinos que passam pela cidade. Em Mar de Espanha, temos uma Obra Unida que abriga atualmente 38 idosos.

A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos. Seus membros, de um modo geral, são chamados “Vicentinos”.

(Matéria assinada por Maria Helena – Conferência de São Francisco de Assis – Bicas, e Nadir de Souza – Presidente do Conselho Particular de Bicas – Publicada originariamente no jornal A Região, em maio de 2003)

LÁ-TINHA

Registrar que atualmente a SSVP está com as portas fechadas, assim como muitas outras entidades… Estão faltando Homens em Bicas.

Mas, porém, todavia, no entanto, entretanto… se o papo é ser candidato a vereador, aparece nego de tudo enquanto é lado. (Além do lado geográfico, compute-se o lado político, também.)