Sem documentos e a quase 1.500 km de casa, baiano em situação de rua faz apelo em vídeo para voltar à família, que vai buscá-lo em MG
Fábio Luis Santos da Silva estava em Juiz de Fora quando gravou vídeo pedindo ajuda aos amigos de Feira de Santana: ‘Não quero mais essa vida’, disse. Encontro foi auxiliado pela PM.
Por Pedro Emerenciano*, g1 Zona da Mata e TV Integração — Juiz de Fora
Em Juiz de Fora há mais de um mês, o senhor Fábio Luis Santos da Silva já não encontrava forças para se manter como morador em situação de rua.
Ele e a família são de Feira de Santana, no interior da Bahia, e foi para a cidade que ele pediu socorro em vídeo, para, enfim, voltar para casa.
Fábio estava visivelmente emocionado quando fez o apelo. As coisas já não estavam como antes, mas a fé em Deus e pela religião fez com que ele clamasse por ajuda de pastores da cidade baiana.
O caso é complexo, porque a cidade minera tem um número alto de moradores em situação de rua, em diversos pontos, o que dificultaria encontrá-lo.
Porém, nem mesmo isso foi capaz de impedir que o encontro acontecesse. O pedido foi aceito pela família, que se mobilizou para sair de Feira de Santana e vir a Juiz de Fora de carro. A distância entre as cidades ultrapassa os 1,3 mil km.
Busca pelas ruas da cidade
Em mais um dia normal de ronda em Juiz de Fora, a Polícia Militar (PM) se deparou com o Antônio, primo de Fábio, na Praça dos Três Poderes. Ele pedia um auxílio o tanto quanto inusitado.
“Chegou um senhor falando que tinha vindo da Bahia para localizar um parente e mostrou um vídeo que viralizou”, contou a sargento Layla Guimarães.
Ao saber do caso, a corporação se movimentou para promover o encontro. Antônio foi convidado a entrar na viatura e andou pelas ruas do Centro da cidade com militares para encontrarem o Fábio, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora.
“Os próprios moradores de rua falaram com a gente e perguntaram. Falaram com a gente onde poderia estar (o Fábio) e nós fomos”.
Ele realmente queria ir embora e enfatizou isso quando foi encontrado. E não precisou de muito tempo para reconhecer o primo e ter os olhos cobertos de lágrimas.
“Eu quero ir embora, não quero mais viver nessa vida (em situação de rua) não”, contou emocionado à equipe da PM.
Logo, aconteceu primeiro abraço entre primos após o reencontro. Antônio, inclusive, se demonstrou emocionado e agradeceu os policiais que ajudaram a achar o Fábio.
Ambos estão a caminho de Feira de Santana com outros dois familiares que vieram com a missão de resgate.
Calçadas cheias de moradores
Em maio deste ano, o g1 noticiou que a população em situação de rua em Juiz de Fora mais que dobrou nos últimos anos, segundo dados do censo.
O levantamento, feito em outubro de 2022, constatou que atualmente 805 pessoas viviam nas ruas da cidade, um crescimento de 110% em relação ao censo anterior, realizado em 2016, que apontava para 384 pessoas.
*estagiário sob supervisão de Juliana Netto.