Sem documentos e a quase 1.500 km de casa, baiano em situação de rua faz apelo em vídeo para voltar à família, que vai buscá-lo em MG

Por Pedro Emerenciano*, g1 Zona da Mata e TV Integração — Juiz de Fora

Morador em situação de rua pede socorro e família viaja mais de 1,3 mil km de carro entre BA e MG para o ajudar — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Em Juiz de Fora há mais de um mês, o senhor Fábio Luis Santos da Silva já não encontrava forças para se manter como morador em situação de rua.

Ele e a família são de Feira de Santana, no interior da Bahia, e foi para a cidade que ele pediu socorro em vídeo, para, enfim, voltar para casa.

Morador em situação de ruae pede socorro para família baiana vir buscar ele em Juiz de Fora

Fábio estava visivelmente emocionado quando fez o apelo. As coisas já não estavam como antes, mas a fé em Deus e pela religião fez com que ele clamasse por ajuda de pastores da cidade baiana.

Estou em Juiz de Fora, perdi meus documentos e não tenho como voltar
— Fábio Luis Santos da Silva disse em vídeo

O caso é complexo, porque a cidade minera tem um número alto de moradores em situação de rua, em diversos pontos, o que dificultaria encontrá-lo.

Porém, nem mesmo isso foi capaz de impedir que o encontro acontecesse. O pedido foi aceito pela família, que se mobilizou para sair de Feira de Santana e vir a Juiz de Fora de carro. A distância entre as cidades ultrapassa os 1,3 mil km.

Busca pelas ruas da cidade

Em mais um dia normal de ronda em Juiz de Fora, a Polícia Militar (PM) se deparou com o Antônio, primo de Fábio, na Praça dos Três Poderes. Ele pedia um auxílio o tanto quanto inusitado.

“Chegou um senhor falando que tinha vindo da Bahia para localizar um parente e mostrou um vídeo que viralizou”, contou a sargento Layla Guimarães.

Ao saber do caso, a corporação se movimentou para promover o encontro. Antônio foi convidado a entrar na viatura e andou pelas ruas do Centro da cidade com militares para encontrarem o Fábio, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora.

Morador de rua pede socorro e família viaja mais de 1,3 mil km de carro para o ajudar

“Os próprios moradores de rua falaram com a gente e perguntaram. Falaram com a gente onde poderia estar (o Fábio) e nós fomos”.

Ele realmente queria ir embora e enfatizou isso quando foi encontrado. E não precisou de muito tempo para reconhecer o primo e ter os olhos cobertos de lágrimas.

“Eu quero ir embora, não quero mais viver nessa vida (em situação de rua) não”, contou emocionado à equipe da PM.

Logo, aconteceu primeiro abraço entre primos após o reencontro. Antônio, inclusive, se demonstrou emocionado e agradeceu os policiais que ajudaram a achar o Fábio.

Ambos estão a caminho de Feira de Santana com outros dois familiares que vieram com a missão de resgate.

Calçadas cheias de moradores

Moradores em situação de rua em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração

Em maio deste ano, o g1 noticiou que a população em situação de rua em Juiz de Fora mais que dobrou nos últimos anos, segundo dados do censo.

O levantamento, feito em outubro de 2022, constatou que atualmente 805 pessoas viviam nas ruas da cidade, um crescimento de 110% em relação ao censo anterior, realizado em 2016, que apontava para 384 pessoas.

*estagiário sob supervisão de Juliana Netto.