Secretaria de Saúde esclarece que Bicas e região se encontram na onda verde
Tendo em vista alguns questionamentos da população sobre as ondas do plano Minas Consciente, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Bicas e região estão na onda verde, o que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:
– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo.
– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos.
– Parques, zoológicos e jardins.
– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê.
– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca.
– Bares com entretenimento (shows e espetáculos).
– Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
* Para avançar até a onda verde, as cidades cumpriram a meta de estarem há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Principais orientações
- Proteção e uso de máscara, conforme lei municipal e estadual: além do ambiente físico, o vírus se propaga principalmente através de gotículas (pela tosse, espirro, fala), podendo se propagar também na forma de aerossol. Nesse sentido, o uso da máscara diminui a chance de contaminação das pessoas.
- Providenciar, obrigatoriamente, cartazes com orientações de higiene e proteção para serem fixados nos estabelecimentos.
- Ofertar álcool gel para todos que adentrarem no estabelecimento.
- Realizar a higienização com hipoclorito e/ou álcool 70%, obrigatória antes e após uso de mesas.
Balanço
Até o momento, mais de 650 cidades minerais aderiram ao plano Minas Consciente, impactando mais de 14 milhões de pessoas. Neste contexto, ao menos 517 cidades mineiras, com menos de 30 mil habitantes, registraram incidência da covid-19 abaixo de 50 casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.
Distanciamento e eventos
Uma mudança importante que passa a valer no plano Minas Consciente, a partir deste sábado (31/10), é sobre as medidas obrigatórias de distanciamento em eventos. Pela nova regra aplicada à Deliberação 17, a distância para cada pessoa deve ser de 10 m² em eventos fechados e de 4 m² em eventos abertos. Em ambos os casos, o número máximo de presentes permitido por evento é de até 500 pessoas. As autorizações para eventos são válidas apenas para a onda verde, sendo que todos os protocolos de proteção, que incluem o uso de máscara e álcool em gel, são obrigatórios.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Carlos Amaral, as regras visam proteger trabalhadores e frequentadores de eventos culturais. No dia 1º de dezembro, o Comitê Extraordinário Covid-19 irá analisar o impacto da mudança e, caso seja necessário, poderá propor novas alterações.
“Embora tenhamos um número total maior de pessoas permitidas, quando falamos em 10m² de distanciamento por pessoa em ambientes fechados, reduzimos consideravelmente o número de pessoas que poderiam frequentar eventos neste primeiro mês, que é considerado um primeiro passo para o setor. Com muito cuidado e equilíbrio, vamos tentar dar um primeiro passo neste mês para aquecer o setor”, afirmou Carlos Amaral.
Fonte: Prefeitura de Bicas