Santa Casa reforça compromisso com seus colaboradores
Além de prestar homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, instituição garante a antecipação dos salários de todos os seus funcionários
O mês de maio começa trazendo uma importante data para a maioria das pessoas: o Dia do Trabalho. As celebrações e homenagens permanecem ao longo dos seus 31 dias. Na Santa Casa de Misericórdia, assim como ocorre em todos os anos, o momento é de total dedicação, respeito e valorização daqueles responsáveis por levar o cuidado, a assistência, o afeto e o carinho às pessoas que confiam a sua saúde, e de seus entes queridos, às equipes médica e multidisciplinar presente na instituição.
“Nesta data tão importante, a Santa Casa vem para enobrecer e valorizar todos os seus colaboradores. Vocês, sem dúvida, fazem um bem enorme para toda a comunidade e, neste momento de pandemia, estão colocando a própria vida em risco. Sem vocês não conseguiríamos acolher as pessoas da forma como estamos fazendo, já que muitas estão enfrentando sentimentos de angústia e de aflição”, destaca o médico presidente da Santa Casa de Juiz de Fora, Dr. Renato Loures.
Loures ainda aproveitou o momento para levar informação e tranquilidade aos trabalhadores da instituição, reforçando ainda mais o seu compromisso com a transparência. “Investimos em equipamentos de proteção individual para dar mais segurança a todos os nossos trabalhadores e, até o momento, não iremos realizar cortes nos salários, sobretudo daqueles colaboradores que estão em casa, por fazerem parte dos grupos de risco, e nem diminuir o daqueles que estão com a carga horária reduzida. Vamos vencer esse desafio com tranquilidade. Vocês são o maior ativo da Santa Casa”, afirmou o presidente. Ainda em relação à parte financeira, a Santa Casa não só assegurou esta questão a todos, como adiantou o pagamento dos salários deste mês. A remuneração iria acontecer na última sexta (8), mas foi efetivada na quarta (6).
Surpresa e emoção
A noite do dia 1º de maio foi marcada por uma bela e emocionante homenagem aos profissionais da saúde, assistenciais e administrativos que atuam na Santa Casa. A tradicional torre do hospital _ principal fachada da instituição na Avenida Rio Branco _ serviu como tela para a projeção de uma mensagem, que foi escrita e narrada pelo capelão e secretário da Santa Casa, padre José Leles da Silva. Além das palavras, o vídeo trouxe fotos de toda a equipe.
A ação foi uma surpresa especial para os colaboradores e contou com a presença do presidente da Santa Cada, Dr. Renato Loures, que abriu a homenagem parabenizando a equipe. Alguns colaboradores que estavam de plantão puderam assistir a projeção no local. Mas, aqueles que estavam de folga, como toda a comunidade, contaram com o suporte da internet. A homenagem foi transmitida, ao vivo, por meio de uma live, feita no Instagram e no Facebook da instituição. Durante a transmissão, 700 pessoas assistiram ao vivo, e até a última segunda-feira (4), o vídeo já tinha alcançado quase 80 mil pessoas.
Quem deseja rever ou assistir novamente, basta dar play no vídeo abaixo:
Mensagem que levam tranquilidade e afeto
Se no dia a dia comum, a rotina dentro de um hospital não é a das mais fáceis, imagine em tempos de coronavírus? Com a impossibilidade de um contato mais próximo, os profissionais da saúde da Santa Casa de Juiz de Fora encontraram outras formas para manifestarem seu afeto aos pacientes, principalmente aqueles internados no CTI e que testaram positivo para a Covid-19.
A equipe de nutrição, por exemplo, foi uma das primeiras a botar, literalmente, no papel, a ideia em prática. O carinho foi expressado por meio de mensagem carinhosa, escritas em bilhetes fixados nas refeições. “Num exercício de empatia, e como forma de motivação e de reconhecimento, me veio a ideia de escrever recadinhos, nutrir com boas palavras os pacientes e os colegas que estão ali diretamente na linha de frente”, conta a nutricionista clínica Natália Alves, idealizadora do gesto.
Dentre as mensagens escritas, endereçadas aos pacientes, médicos e outros profissionais, estavam: “A esperança é mais forte que o medo”, “Quem com luz ilumina, com luz será iluminado” e “Seja forte, tenha fé e esperança! O primeiro passo para a cura é acreditar que vai conseguir”.