Santa Casa completa 168 anos e comemora a recertificação pela ONA
O hospital teve a certificação de Acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação – renovada no Nível 3
Por Santa Casa de Misericórdia
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora está completando 168 anos neste mês de agosto e preparou uma semana especial com a realização da 24ª Jornada Médica e Multiprofissional, além da tradicional Missa em Ação de Graças. O momento também marca a conquista da recertificação da Acreditação Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que evidencia a cultura organizacional de melhoria contínua em fase avançada.
Obter a certificação de excelência da ONA significa que a Santa Casa de Misericórdia atende padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão, com ciclos de melhorias e maturidade institucional. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.
Presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures explica que o recertificado ONA nível excelência “demonstra a dedicação e o compromisso da instituição com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou. Continuamos a trabalhar para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua, visando, primordialmente, a segurança do paciente”, afirma.
Para alcançar este resultado, o hospital passou por um rígido sistema de avaliação de todos os seus processos, em diversas áreas. O selo Nível 1 (Acreditação) foi obtido em 2014 e o foco era segurança do paciente. O Nível 2 (Acreditado Pleno) foi conquistado dois anos depois, mediante comprovação de uma assistência qualificada e segura, por meio de gestão integrada.
Este aspecto englobou treinamentos, aprimoramento e adequação de processos, auditoria interna e estratégias para tomada de decisão. Para garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior precisam estar previamente atendidos. Durante a auditoria, foram apresentadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem como evolução dos processos e resultados institucional.
Nível 3 (Acreditado com excelência) desde 2018, a Santa Casa está entre os 170 hospitais do Brasil homologados nesta categoria, sendo que destes, apenas 19 são entidades filantrópicas. Dentre várias vantagens, este nível de Acreditação estabelece gerenciamento do desempenho para toda a organização, além de controle de adesão às atividades para manutenção do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade através da aplicação das ferramentas para planejamento, mapeamento, monitoramento, análise crítica, tratativas e melhoria de processos.
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento e gratos pelos esforços de todos os setores envolvidos. Mais uma vez, conseguimos mostrar que nossa entidade trabalha com excelência, com foco no que realmente importa: a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes”, acrescenta o presidente Dr. Renato Loures, que está à frente da Santa Casa há 12 anos.
Vantagens da Acreditação
O processo de acreditação hospitalar vai muito além da obtenção de um selo ou certificado. Ele é uma das estratégias para averiguar e constatar a qualidade dos serviços das instituições de saúde, e de evidenciar a eficiência aos clientes/pacientes e mercado. (comunidade seria melhor?)
A acreditação da Santa Casa tem muitas vantagens tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Entre elas, a busca voluntária do aprendizado e educação dos profissionais, maior segurança e integração no cuidado pela troca de saberes, processo de construção de equipe e melhoria no gerenciamento das unidades, considerando uma visão sistêmica dos processos.
O hospital também tem muitos benefícios com a Acreditação, como padronização de melhores práticas garantindo a manutenção do conhecimento institucional, diminuição do retrabalho e, consequentemente, redução dos custos através de integração de setores e processos, uma vez que a Acreditação hospitalar requer que as áreas trabalhem em conjunto em prol de um mesmo objetivo. A obtenção da certificação também pode ser utilizada em estratégias de marketing que promovam positivamente a instituição junto ao público, sem contar controle das atividades e compromisso com resultados, identificação de pontos fracos e diferenciais positivos e maior credibilidade, com o reconhecimento pela sua excelência em qualidade e pelo diferencial competitivo.
História centenária
Ao longo da história da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, as certificações chancelam que o hospital se preocupa com a qualidade de seus processos, oferece segurança ao paciente, assim como a satisfação deles com os serviços assistenciais. Nesta conta, a qualidade em saúde está associada a aspectos bastante abrangentes, como educação em saúde, acesso às informações sobre programas de prevenção e rastreamento das doenças, formação profissional, gestão de riscos, disponibilidade de equipamentos para diagnósticos e recursos terapêuticos.
A gestão da qualidade em saúde caracteriza-se por um conjunto para além dos cuidados globais com este tema de extrema importância, como também a eficiência do setor administrativo e da organização do trabalho, com uma mudança gradativa e crescente no processo de gestão institucional.
Na Santa Casa de Juiz de Fora, este conjunto torna a entidade referência em saúde com um Sistema de Gestão da Qualidade constituído por ferramentas de administração que interagem, visando o cumprimento das diretrizes da política da qualidade e os objetivos estratégicos, para atender as expectativas de todos os seus stakeholders.
24ª Jornada Médica e Multiprofissional