Reabertura do Parque de Ibitipoca é adiada por causa de incêndio
Queimada atinge área pertencente ao parque, suspendendo retorno previsto para a próxima quarta
O comunicado do IEF ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (28), cabendo ao diretor de Unidades de Conservação do Instituto, Cláudio Castro, o anúncio do adiamento. “Por causa desse incêndio, nós decidimos adiar a abertura da visitação no Parque, que estava prevista para a próxima quarta-feira. Assim que possível, nós vamos informar uma nova data”, afirma.
No pronunciamento encaminhado à Tribuna via assessoria, o diretor também falou sobre o combate às chamas. Segundo ele, são 75 pessoas envolvidas na tarefa, entre brigadistas voluntários da comunidade e funcionários do IEF. “As causas do incêndio vão ser apuradas, assim como a área queimada. No momento, a nossa prioridade está no combate ao incêndio, as apurações vão acontecer depois”, explica.
Segundo informações obtidas pela reportagem com um dos combatentes, o incêndio, que inicialmente era localizado às margens do Parque, se espalhou para o centro da área de responsabilidade do IEF durante a manhã desta segunda-feira. “Agora, 90% do fogo está dentro do Parque”, relata.
Reabertura do Parque
A decisão pela retomada do Parque Estadual do Ibitipoca foi oficializada pelo IEF em evento na última quarta-feira (23). Na ocasião, reportagem trouxe detalhes do protocolo que será adotado pelo instituto, além de revelar a apreensão de moradores de Conceição do Ibitipoca com a crescente chegada de turistas no distrito após flexibilização das medidas restritivas ao comércio local.
Os moradores cadastrados do distrito de Conceição do Ibitipoca teriam acesso ao Parque Estadual um dia antes da abertura oficial, na terça-feira (29). No entanto, agora, a programação terá de ser refeita.