Quem sairá primeiro: Temer ou Trump?

Eu sou de uma época, há mais de 60 anos, em que todos afirmavam que o que era bom para os americanos era bom para o Brasil. E nada acontecia aqui… Enquanto muita coisa acontecia lá.

Algumas vezes, em épocas posteriores, repetíamos aqui o que lá já tinham feito, mostrando a falta de criatividade política de nossos “políticos”.

Mas hoje, exatamente agora, por mera coincidência ou crescimento político nosso, o excesso de confiança audaciosa de Trump – lá – e a perda de credibilidade quase total de Temer – aqui – o mundo inteiro, em toda a imprensa, está à espera de quem sairá primeiro: Temer ou Trump.

O importante é a presença das cidadanias de lá e de cá, provando que, na verdadeira democracia, de “Abe” Lincoln de lá, e do injustamente esquecido – e traído – criador do Real de cá, o mineiro de Juiz de Fora, Itamar Franco, estamos correndo, não atrás, mas ao lado dos States. Quem sairá primeiro, Temer ou Trump? O mundo todo, perplexo, espera ver o que acontecerá na política de duas das maiores repúblicas da modernidade democrática. Que fale aqui o povo brasileiro.