Primeira Assembleia Geral de 2022: Ciesp avança com projetos inovadores

O Consórcio Intermunicipal de Especialidades – Ciesp promoveu na sexta-feira, dia 7, a primeira Assembleia Geral de 2022, que aconteceu no município de Descoberto.

Os prefeitos reuniram-se com a equipe do Consórcio para uma prestação de contas das atividades de 2021 bem como para deliberar acerca dos andamentos dos trabalhos planejados para este ano.

Serviços regionalizados para os entes consorciados

Os gestores aprovaram ações visando a evolução do projeto de criação de um programa que promete ser referência em todo o estado de Minas Gerais: o Serviço Regionalizado de Vigilância Sanitária. A iniciativa vai permitir que as atividades da área sejam realizadas de forma compartilhada entre os municípios que compõem o Consórcio.

Também deliberaram sobre os projetos regionalizados para o serviço de inspeção de produtos de origem vegetal (SIPOV) e sobre os códigos de convivência, atualmente denominados códigos de postura.

Um dos apontamentos na reunião é o nivelamento das legislações que os municípios utilizam a respeito desses assuntos na tentativa de padronizar as condutas. Também foi debatida a abertura da contratação de profissionais para a condução dos serviços.

Transformação de lixo em energia elétrica

Outro assunto debatido durante o encontro. A transformação de lixo em energia elétrica, é o projeto para o tratamento ecologicamente correto para o lixo urbano. O Ciesp avança em mais essa inovação, inclusive por meio de conversas com técnicos e especialistas deste processo denominado pirólise. Uma das possibilidades é a aquisição conjunta de um equipamento especial para uso compartilhado dos municípios que compõem o consórcio.

Uma comitiva de prefeitos e o Ciesp visitaram, no estado de São Paulo, uma empresa com uma máquina em funcionamento e, segundo eles, “existe mesmo”, a possibilidade de implementar o projeto aqui na nossa região.

Modernização administrativa

A readequação administrativa do Ciesp, com atualização do seu Contrato de Consórcio Público para melhoria da estrutura funcional, também foi pauta da assembleia. Com as mudanças, o Ciesp vai passar por um amplo reordenamento, incluindo a atualização do Estatuto. O objetivo principal é garantir maior eficiência e agilidade aos serviços que a entidade presta à população dos municípios consorciados.

Sobre a nova estrutura funcional, o representante da Mapa RH Consultores em Gestão Empresarial, Altamiro Daniel de Jesus, apresentou o resultado de um trabalho que vem sendo realizado há um ano e meio. A ideia é reestruturar o quadro funcional do Ciesp, incluindo a implantação de uma nova estrutura de gestão e execução dos serviços.

Balanço de 2021, nova sede e outros assuntos

Durante a assembleia, também foi apresentado o balanço das atividades realizadas em 2021 e o andamento das providências visando a criação de uma rede de referência para suprir os municípios em relação à atenção em saúde.

A nova sede do Consórcio também foi abordada na primeira assembleia do ano. Já há tratativas avançadas para que o Ciesp obtenha terreno num dos municípios consorciados, visando a construção de uma nova edificação.

O quadro das licitações compartilhadas vigentes também foi apresentado aos participantes do encontro, com o registro relevante de que todos os processos garantiram economicidade e que estão sendo realizados dentro dos prazos necessários e suficientes para manter as provisões nos entes consorciados.

Fonte: Ciesp