Preservação e convivência harmônica entre construções antigas e novas
Ainda na temática quanto a preservação e convivência harmônica entre construções antigas e novas, numa cidade, apresentamos o imóvel que pertenceu ao saudoso casal sr. Vicente Ferreira da Fonseca e Maria do Carmo Ferreira (Dona Lilia). Na comparação entre as fotos percebemos que as maiores mudanças foram no telhado e nas janelas frontais. A arquitetura da casa permanece inalterada. Seu interior está bem preservado. Este é um dos imóveis mais antigos encontrados na Rua Vieira Camões e remonta as primeiras décadas do século XX.
A residência por mais antiga que seja, está em perfeita harmonia com o conjunto arquitetônico presente no seu entorno. Desta forma demonstramos que não é necessário se desfazer de um imóvel antigo para embelezar uma rua, avenida ou praça com uma edificação moderna. As construções de perfil histórico têm seu charme e nostalgia quando bem preservados, além de enaltecer a memória e história de uma cidade. O exemplo citado permite essa análise em companhia de outros bens antigos que estão preservados em nossa cidade.
O conjunto arquitetônico em uma cidade pequena precisa ser constituído de imóveis que contemplem o maior número de estilos de época, no intuito de manter a cultura e a história preservada. Dentro destas portas e janelas há um pouco da história de nossos antepassados que não deve ser esquecida e apagada pela ação do tempo.
Foto Antiga e Charge: Eloíza Terezinha Ferreira da Fonseca
Foto Recente: Rodrigo Machado Alves
Autoria: Setor de Patrimônio Histórico de Guarará