Prefeitos do CIESP buscam pacto regional por regras mais rígidas contra a Covid-19

As medidas para conter o avanço da Covid-19 nos municípios da região foi o principal assunto em pauta na Assembleia Ordinária de Prefeitos

Publicado por CIESP

As medidas para conter o avanço da Covid-19 nos municípios da região foi o principal assunto em pauta na Assembleia Ordinária de Prefeitos realizada na segunda-feira, dia 11 de janeiro, pelo CIESP, em Maripá de Minas. Os gestores se mostraram preocupados, principalmente com as situações que estão gerando aglomerações e levando ao descumprimento das regras de segurança contra a doença.

Grande parte do debate girou em torno dos bares. Uma das decisões de consenso é a criação de um pacto regional, com uma minuta produzida pelo CIESP que sirva de base para os municípios consorciados elaborarem decretos restringindo o funcionamento dos estabelecimentos. Entre as regras apontadas está a proibição das atividades após as 23 horas.

Ainda no contexto da pandemia de Covid-19, os prefeitos debateram a volta às aulas nas escolas municipais. Seguindo as orientações dos órgãos estaduais e federais de Educação, a tendência é que o calendário escolar de 2021 se inicie ainda por meio do teletrabalho, podendo evoluir para um sistema híbrido, dependendo do andamento da campanha de vacinação.

O encontro também serviu para consolidar a decisão dos municípios de criar no CIESP as Câmaras Técnicas, com o objetivo de descentralizar e agilizar a formulação de projetos e a tomada de decisões. Os órgãos serão formados por profissionais das prefeituras e terão a missão de planejar as ações ligadas à Saúde, Educação, Desenvolvimento Regional e outros temas para os municípios e suas populações.

A lista de assuntos tratados na assembleia incluiu, ainda, o CIESP-SIR; a eleição de membros do Controle Interno e do Conselho Fiscal; a conclusão do processo licitatório para o serviço de destinação dos resíduos sólidos; os estudos para reestruturar o sistema de transporte e a atuação de especialistas nos municípios por meio de contratação realizada pelo CIESP.