Prefeitos do Ciesp assinam decreto para implementação do Minas Livre para Crescer
Nesta terça-feira, dia 3, o papel decisivo do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp) para o desenvolvimento regional foi destacado durante reunião realizada em Bicas, que contou com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). O encontro oficializou a adesão de municípios do Ciesp ao Programa Minas Livre para Crescer.
A medida busca a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização e simplificação de processos, além de contar com o apoio de empreendedores e instituições. Os prefeitos de municípios consorciados assinaram os decretos prevendo medidas em âmbito local visando facilitar a geração de emprego e renda.
Representando o Governo Estadual, participaram do evento o subsecretário de Desenvolvimento Regional Douglas Augusto Oliveira Cabido, o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais Frederico Amaral e Silva, além do assessor do Minas Livre para Crescer, Victor Freire Miranda Coelho.
“Entre os facilitadores, a legislação de liberdade econômica prevê o funcionamento ágil da Administração Pública municipal, a integração com a Junta Comercial e a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco. Isso facilita a vida do pequeno empreendedor, faz com que ele deixe a informalidade e estimula a geração de novos empregos, que é o principal compromisso da iniciativa”, apontou o subsecretário de Desenvolvimento Regional Douglas Augusto Oliveira Cabido.
Ele também elogiou a participação do Ciesp na busca pelo desenvolvimento regional da Zona da Mata. Cabido ressaltou a importância do Ciesp no projeto e na criação de condições para que os negócios sejam implantados de forma rápida e efetiva, com o levantamento de oportunidades, vocações e carências para elaboração de planos de ações unificados.
“Tudo isso tira as amarras jurídicas internas e estimula os projetos, para que eles aconteçam”, destacou o subsecretário. “Não tenho dúvidas de que o Ciesp e os municípios são essenciais para a elaboração dos diagnósticos necessários e para o engajamento de todos os setores envolvidos”, concluiu.