Prefeito consegue mais 4 ambulâncias para o CISDESTE
No dia 09 de maio, o Prefeito de Bicas e presidente do CISDESTE, Honorio de Oliveira, e o deputado federal, Marcus Pestana, dirigiram-se ao Ministério da Saúde, em Brasília, e lá, com o secretário de Atenção Básica, Francisco de Assis Figueiredo, conseguiram 4 ambulâncias para reforçar o atendimento dos 94 municípios integrantes do consórcio, que tem base em 8 cidades, sendo Bicas uma das bases. A sede do CISDESTE/SAMU é em Juiz de Fora.
O CISDESTE não recebe verba do governo estadual, há 5 meses, e isso tem dificultado a manutenção das ambulâncias, que tem um custo alto. Por ser o estado o maior financiador do consórcio, o alerta está ligado, mas ainda não prejudicou o atendimento, tendo em vista a austeridade no trato do dinheiro público no CISDESTE. Assim sendo, a chegada dos novos veículos vai ajudar a manter a qualidade dos serviços prestados.
O atendimento
Em condições normais, o atendimento do SAMU/Juiz de Fora aos 2 milhões e 700 mil usuários é realizado rapidamente. Ao telefonar 102, a pessoa é atendida por um especialista, que direciona o atendimento para um setor hospitalar específico e, dessa forma, trouxe um alívio ao sistema de saúde do município, pois as ambulâncias da prefeitura têm mais tranquilidade para atender casos de remoção de pacientes etc.
*CISDESTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste) / SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Fonte: Prefeitura de Bicas