Plasc: Um plano de saúde completo, multidisciplinar e com serviços próprios
Com 36 anos de história, o plano de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora segue expandindo sua verticalização, garantindo qualidade e segurança aos seus clientes
Cuidado da saúde não se resume a ir ao médico e fazer exames. Faz parte do processo a inclusão de hábitos saudáveis, como atividade física, alimentação e saúde mental. Atuar em todas essas frentes é o grande propósito do Plasc, o plano de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora, que oferece assistência completa e multidisciplinar a mais de 52 mil pessoas, com planos individuais, familiares e empresariais.
Ao longo dos 36 anos de história, o Plasc vem apresentando crescimento significativo na saúde suplementar em Juiz de Fora e outras quatro cidades da região: Rio Pomba, Santos Dumont, Lima Duarte e São Joao Nepomuceno. Em 2019, conquistou sua maior nota no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), medido pela reguladora desde 2012. A atual nota do plano é 0,9186.
A resposta a estas mudanças foi a ampliação do número de pessoas assistidas, que mais que dobrou nos últimos dez anos, passando de aproximadamente 24 mil contratos para quase 53 mil. “Quando passamos a incluir uma rede de serviços próprios, o modelo de negócio do Plasc se consolidou. Fomos nos reinventando, construindo unidades para consultas ambulatoriais, multidisciplinar e clínicas. Ao possuir rede própria, conseguimos ter maior controle sobre a qualidade e a segurança dos serviços. E esse controle nos permite estar em constante atualização, com autonomia para incluir novidades, técnicas e procedimentos sem depender de terceiros. Com isso, garantimos ao nosso cliente uma melhor experiência”, ressalta Sérgio.
Serviços próprios
Desde que foi criado, em 1984, o Plasc tem como objetivo oferecer um plano de excelência em saúde. Mas, para que o serviço seja mais completo, criou uma série de serviços próprios, como laboratórios e espaços para atendimento dos pacientes, como a Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que abriu as portas em 2017. O espaço, segundo o gerente administrativo, inclui vários tipos de tratamentos e atividades, atendendo mais de 90% dos pacientes do plano.
Outro braço importante do Plasc é o Espaço Clínico, inaugurado em 2012, com 18 especialidades médicas para consultas ambulatoriais. “Temos hoje duas unidades, uma em Benfica, na Zona Norte, aberta em 2018, e outra no Centro, que está passando por ampliação do número de salas para aumentar seu atendimento. A ideia é incluir outras especialidades médicas, para isso fizemos uma pesquisa junto aos clientes para elencar quais eles gostariam que o plano oferecesse”, explica.
A Clínica da Saúde é outro diferencial do Plasc. Desde 2015, o espaço oferece atendimento multidisciplinar nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, nutrição.
Fortalecimento de programas
O Plasc se destaca por gerenciar programas que tornam a sua assistência ainda mais completa e multidisciplinar. O primeiro deles é o Vida Saudável Plasc, que visa a promover hábitos saudáveis e cuidado com o bem-estar. O programa abrange várias frentes de atuação. Em destaque é o Natureza Perfeita, destinado às gestantes, com acompanhamento do pré-natal e estímulo à realização de partos adequados. A segunda frente é o Saúde Integral, voltado para pacientes em sua maioria idosos, promovendo atividades assistenciais e sociais. O Saúde Integral inclui pacientes crônicos, que contam com atendimento domiciliar nas mais diferentes especialidades, evitando internações desnecessárias que podem agravar o quadro de saúde. Os familiares recebem todo o suporte psicológico para acolhê-los e auxiliá-los.
Teleconsultas e aplicativo
Desde o começo da pandemia, o Plasc vem acelerando seu processo de modernização tecnológica. A primeira medida implantada foi para a realização das teleconsultas, uma espécie de Espaço Clínico Virtual. Agora, a operadora trabalha em um aplicativo para celular que permitirá ao beneficiário, além de agendar consultas de forma virtual, o que já acontece, ter à mão tudo o que o cliente precisa para facilitar o seu dia a dia, como: carteirinha virtual, guia médico, 2ª via de boleto, extrato de coparticipação, situação financeira etc. Além disso, pelo aplicativo, o cliente terá acesso direto aos canais de comunicação do Plasc, como WhatsApp, para resolver qualquer demanda.
Endereço: Avenida Rio Branco, 3545, Passos
Telefone: 3257-9050
Site: www.plasc.org.br
Facebook: /planoplasc
Instagram: @planoplasc