Perdeu Brou!
Quem nasceu no Brasil no século passado ou mesmo neste século, pode apostar: está no meio de duas facções criminosas!
Se você é classe média então, essa situação fica mais evidente, mais clara, mais incorporada no seu dia-a-dia e a tendência é temerbrosa, é dilma sensação letárgica, sinistra, morfética, ou seja: Você perdeu brou!!!
Dizem que pra pagar os tributos, impostos, taxas, emolumentos e cartórios nosso comprometimento financeiro é de até 5 meses por ano de salários e/ou renda obtidos com suor, com trabalho, muita luta e o nosso talento, que vai ficando cada dia mais escasso.
Por outro lado, os 7 meses restantes são consumidos com saúde, mais educação, transporte e habitação. Alguns ainda conseguem consumir alimentos e lazer… Já diziam Os Titãs: “a gente num quer só comer…”
Até aí tudo bem, só que a maioria dessas despesas poderiam ser bem reduzidas, se nossos governantes não fossem tão “gueludos” ou corruptos. Tudo que se paga de tributo é mal aplicado, é roubado e gasto com o excesso de funcionários inoperantes, a começar pelas prefeituras.
Olhe pra prefeitura da sua cidade e veja a quantidade de funcionários se esbarrando pelos corredores e logradouros públicos do município…
No estado é outro absurdo. Pra citar um exemplo: a bela e dispendiosa Cidade Administrativa, criação absurda e inconsequente do ex-governador e senador enganador no qual eu e mais 50 milhões de ludibriados desperdiçamos o voto.
Aquela obra de ficção é um complexo de escritórios sofisticados, cargos e salários, pelegos, aspones, asmernes, tapetes, cortinas, elevadores, crachás, sistemas de segurança e prevenção de incêndios mais outras frieiras e erisipelas, difíceis de mensurar.
A folha de pagamento dessa massa balofa, falida, colesteroida e burocratizante é de arrepiar os pentelhos do final da sua coluna vertebral!
Só pra tentar entender o tamanho do gasto, vejam a quantidade de chefes, superintendentes, gerentes, secretários e outros seres remunerados com o dinheiro descontado do seu trabalho, que além dos seus belos e vistosos vencimentos, geralmente acima da média nacional, ainda desfrutam de várias benesses como: carro novo com motorista 24h/dia, plano de saúde top de linha, secretárias, diárias, hotéis, farras, almoços, jantares, coquetéis, papel higiênico, passagens aéreas, etc.
Se você virar de lado e olhar Brasília vai enxergar que sua cidade e seu estado, na verdade são fichinhas, estão engatinhando em matéria de gastança, em matéria de torrar com força desproporcional a riqueza que produzimos. Ô inocente, sô!
Estamos vivendo sob organizações criminosas há muito tempo. Vejam só: do fim da revolução militar até os dias cinzentos de 2017: 5 anos de Sarney. Collor. Troca de moeda, troca de favores, troca-troca e nóis ó… Depois de outras verdadeiras avalanches fomos soterrados em 13 anos de populismo cruel e criminoso, liderado pelo núcleo do “Power Point”, chefiado por um sujeito semianalfabeto e sua gangue. Dizem até que ele tá comendo a presidente do partido… nesse caso vai uma advertência do cronista: ela só pode ter raiva de seu aparelho genital?!?!?!?
Por outro lado existem as facções realmente criminosas, com bandidos armados até os dentes, fuzis e metralhadoras, poder paralelo que de dentro das penitenciárias de segurança máxima, comandam todo tipo de anomalia nas cidades. Queima de ônibus aos montes já virou brincadeira de menino.
Passeatas com quebra-quebra são totalmente liberadas e assistidas ao vivo pelas Tevês pagas.
Assaltos a carro forte, roubo de caminhões e cargas, desmanche de automóveis que depois você compra de volta num precinho camarada e alimenta o círculo criminoso.
Balas pedidas e tuneis mal assombrados é só dar uma voltinha no Rio de Janeiro se conseguir atravessar a Linha (do Comando) Vermelha ou Linha (da febre) Amarela…
No trânsito as mortes superam as mortes da guerra na Síria sem bombas e sem tanques, apenas com imprudências de todos os tipos e com carteira de motorista falsa comprada em qualquer esquina, assim como provas de vestibular em toda faculdade do país!!!
Nisso, você meio passado, estragado de tanta pancada, já tendo sido vítima de um sequestro relâmpago e devendo o resgate pra alguma instituição financeira em suaves centenas de prestações com juros de 3º mundo, ainda vira de frente pra mim e diz: Isso que tá acontecendo no Brasil já é o filme ou ainda é só o trailer???
Perdeu Brou!